Klabin promove ação comunitária com atividades sobre cuidados com o meio ambiente, em Ortigueira

312 0

No mês do Meio Ambiente, a Klabin irá promover uma ação aberta a toda a comunidade de Ortigueira, com uma trilha de conhecimento, onde os visitantes poderão compreender melhor as iniciativas da Companhia para a conservação de matas nativas e da água. As atividades estão agendadas para o dia 22 de junho, no Lago Municipal de Ortigueira, das 9h até o meio-dia.

Durante a trilha, haverá totens com curiosidades e informações detalhadas sobre os esforços da empresa e seus cuidados com o meio ambiente, como por exemplo o pioneirismo da Klabin na adoção do manejo florestal hidrossolidário, programa que busca o equilíbrio entre a produção florestal e a disponibilidade de água, priorizando as bacias hidrográficas que abastecem as comunidades, ou ainda a identificação e o mapeamento de 941 espécies de animais em áreas florestais da empresa, sendo 29 delas ameaçadas de extinção. Ao final do percurso, os participantes poderão levar para casa uma muda de árvore nativa. Serão espécies diferentes, entre leguminosas e frutíferas, como a sibipiruna, jacarandá, guabiroba, cereja e araçá amarelo.

Para o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva, este evento representa uma oportunidade valiosa de apresentar aos moradores de Ortigueira as iniciativas desenvolvidas pela Companhia pela sustentabilidade e a conservação ambiental, além de reforçar a mensagem sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. “Ações como estas refletem o comprometimento da Klabin com a comunidade local, ao esclarecer questionamentos e fomentar a consciência ambiental e cidadania, princípios essenciais para a empresa, alinhados aos seus Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como KODS”, destaca Uilson Paiva.

Serviço:

Ação pelo Meio Ambiente – Ortigueira

Data – 22 de junho

Local – Lago Municipal de Ortigueira

Horário – das 9h às 12h

Entrada gratuita

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte – Assessoria de Imprensa da Klabin

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *