Por onde passam, é quase impossível não notar as irmãs gêmeas Emanuely e Maria Eduarda. A semelhança entre elas é tanta que ser confundidas uma com a outra já virou rotina. As talentosas atletas do Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada, de Reserva, têm se destacado nas provas de velocidade e salto em altura durante a Etapa Final dos Jogos Escolares do Paraná, realizada em Pato Branco.
O talento das meninas foi percebido pelo professor Mauro Santos logo nos primeiros treinos. “Já nos primeiros saltos, percebi a capacidade e habilidade delas e tive certeza de que se tornariam grandes campeãs”, explicou o professor, revelando que o resultado não demorou a aparecer. “No Paranaense de 2021, as irmãs já ocuparam as duas primeiras colocações no pódio.”
Emanuely e Eduarda começaram a treinar aos 11 anos, influenciadas por amigos. Para se dedicarem aos treinos, elas percorrem diariamente cerca de 10 quilômetros, vindo da cidade vizinha de Embaú até Reserva.
Nos JEPs de 2022, Emanuely garantiu a medalha de ouro no salto em altura, classificando-se para os Jogos Escolares Brasileiros. Infelizmente, Maria Eduarda se lesionou, precisando passar por uma cirurgia, o que a afastou dos treinamentos por um longo período. Já recuperada, Eduarda voltou recentemente às competições, buscando sua melhor forma física e técnica.
Apesar da semelhança quase total, o treinador destaca uma diferença marcante entre as irmãs: a perna de impulsão. “Uma salta com a perna esquerda e a outra com a direita. Essa é a forma mais fácil de diferenciá-las, já que estou constantemente confundindo as meninas”, brincou o professor Mauro.
Para o futuro, as irmãs buscam aperfeiçoar seus treinos e conquistar novos títulos. Emanuely e Eduarda já decidiram que vão prestar vestibular para medicina, mas não pretendem se afastar do esporte. Por isso, planejam se especializar em medicina esportiva.
As gêmeas fazem questão de frisar que competir juntas é um grande incentivo uma para a outra. “Me sinto muito segura quando estou na pista competindo ao lado de minha irmã. Apesar disso, somos muito competitivas e estamos sempre querendo ganhar uma da outra”, finaliza Emanuely.
A competição é promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com o Município de Pato Branco, a Secretaria Estadual da Educação (SEED) e os Núcleos Regionais da Educação.
Fonte – Secretaria de Portes do Paraná – Rubinho Silva