Klabin doa 3,5 toneladas de alimentos para famílias em Telêmaco Borba

13 0

Mais de 3.5 toneladas de alimentos foram doadas no início de julho para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Assistência Social (CRAS) de Telêmaco Borba (PR). A iniciativa é resultado da ação promovida pela Klabin na Expo Telêmaco, nos anos de 2024 e 2025, por meio do programa Klabin Transforma Território Circular, em parceria com a Feira do Bem, programa da Prefeitura, e a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais (ReciclaTB).

Durante a Expo Telêmaco, que ocorreu no Centro de Eventos Mieceslau Malinowski em março de 2024, grandes sacolas foram instaladas na área da festa para o descarte correto de resíduos recicláveis. Em 2025, a quantidade arrecadada foi um recorde, com mais de duas toneladas arrecadadas, um aumento de 40% em comparação a 2024. Com o resultado dos dois anos, foram distribuídas 323 cestas de hortifrutis, com 11,4 kg de alimentos cada.

“Trata-se de uma ação que une conscientização, solidariedade e sustentabilidade. O envolvimento do poder público, da iniciativa privada e do terceiro setor foram fundamentais para garantir o sucesso dessa iniciativa pelo segundo ano consecutivo”, destaca Uilson Paiva, gerente de Relações com a Comunidade da Klabin.

Uma das beneficiadas pela ação foi Lenice de Fátima Dias de Melo, mãe de 6 filhos. “Essa ajuda veio em boa hora. Todo mês gasto, em média, R$600 no mercado. Nesta semana, não vou precisar fazer a feira. O dinheiro que economizo já dá para comprar remédio ou outras coisinhas para casa”, afirma.

“A solidariedade e o cuidado com as pessoas sempre estarão no centro das nossas ações. Essa iniciativa, que une sustentabilidade, inclusão social e apoio à agricultura familiar, mostra como parcerias bem construídas podem transformar a vida de quem mais precisa. Ver mais de 3 toneladas de alimentos sendo convertidas a partir de materiais recicláveis, por meio do trabalho coletivo entre Prefeitura, Klabin e ReciclaTB, é motivo de orgulho para Telêmaco Borba. Seguiremos firmes, construindo uma cidade mais justa, consciente e solidária”, destacou Rita Mara de Paula Araújo, prefeita de Telêmaco Borba.

A lista de produtos doados é bastante variada, com itens como batata inglesa, batata-doce, laranja, beterraba, cenoura e maracujá, a maioria produzidos por agricultores locais que são apoiados pelo programa Klabin Transforma Matas Sociais e pela Feira do Bem, que incentiva a troca de resíduos recicláveis por alimentos.

“Foi incrível ver o impacto que a ReciclaTB teve durante a ExpoTelêmaco 2025. A arrecadação de resíduos recicláveis superou as expectativas e, com a troca desses materiais, foram adquiridos alimentos para doar às famílias necessitadas de Telêmaco Borba. Saber da alegria e da gratidão das pessoas foi incrível. A ReciclaTB mostrou que, juntos, podemos fazer a diferença e contribuir para uma comunidade mais solidária e sustentável”, afirma Giane Galvão, presidente da ReciclaTB.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia compreende o total de mais de 900 mil hectares, sendo mais de 40% de áreas conservadas. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Fonte – Assessoria de Imprensa – Klabin.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *