Carreta da Inovação chega a Ortigueira com programação gratuita de ciência e tecnologia

193 0

Nesta semana, a Carreta da Inovação chega aos municípios de Guarapuava, na região Centro-Sul, e de Ortigueira, na região central. Coordenadas pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), as duas unidades itinerantes do projeto estarão atendendo a população das cidades entre os dias 30 de setembro (terça-feira) e 3 de outubro (sexta-feira), com ações gratuitas voltadas à tecnologia, ciências, lazer e empreendedorismo.

Em Guarapuava, a Carreta da Inovação irá fazer parte das atividades do Paraná Faz Ciência 2025, evento voltado para a popularização do conhecimento científico, que acontece no Centro de Eventos Cidades dos Lagos, na Avenida dos Lagos, nº 2750. O caminhão da Carreta da Inovação ficará no estacionamento do centro de eventos, atendendo das 9h às 12h e das 13h às 18h.

Já em Ortigueira, as ações do projeto estarão acontecendo no estacionamento do Auditório Municipal da cidade, na Avenida Paraná, nº 678. A programação acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h.

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta a participação do projeto em grandes eventos espalhados pelo Paraná. “A ideia é exatamente essa, levar inovação para a população, e melhor forma de fazer isso é indo onde os moradores desses municípios estão. Na semana passada a carreta fez sucesso na Expo Fazenda em Fazenda Rio Grande, e agora estaremos no Paraná Faz Ciência, aproximando os jovens do que vem sendo feito em inovação no Estado”, afirma o secretário.

Salas de Aula – Os dois caminhões da Carreta da Inovação são adaptados como salas de aula, equipados com computadores, internet via satélite e recursos multimídia, além de impressoras 3D, óculos de realidade virtual e ferramentas de criação digital. Os espaços podem receber aulas, cursos e workshops sobre diversas temáticas.

Rodando desde janeiro, a iniciativa itinerante do Governo do Estado completa nesta semana a passagem por 66 municípios, e é realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *