Adetur Campos Gerais promove encontro regional de turismo em Jaguariaíva

171 0

A Associação de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur) reuniu, na quarta-feira (15), gestores e representantes do setor turístico da região para mais uma Reunião Técnica Regional, realizada na Casa da Cultura “Prof. Dr. João Batista da Cruz”, em Jaguariaíva.

Com uma programação ampla e voltada ao fortalecimento das políticas públicas de turismo, o encontro teve como objetivo alinhar estratégias, discutir projetos e compartilhar experiências que contribuam para o crescimento sustentável do setor nos municípios dos Campos Gerais.

Entre os principais temas debatidos estiveram o Decreto Estadual nº 10.256/2025 e a Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico (DARIT), a inclusão de agricultores familiares no Cadastur, o case de gestão do Monumento Natural Estadual Salto São João, em Prudentópolis, além dos encaminhamentos do programa Campos Gerais Turismo Mais Seguro e da validação do projeto de sinalização turística rodoviária. Também foi apresentada a divulgação do Caminho da Escarpa Devoniana, importante rota de valorização natural e cultural da região.

Além das discussões técnicas, os participantes vivenciaram uma atividade prática de ecoturismo: o Aquatrekking do Lago Azul ao Véu da Noiva, no Parque Estadual do Vale do Codó, promovido pela empresa Adventurous Friends. A experiência destacou o potencial dos Campos Gerais como destino voltado à aventura, natureza e cultura.

O evento contou com a presença de gestores de Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Ponta Grossa, Sengés, Telêmaco Borba e Tibagi, além de representantes da Secretaria de Estado do Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Prudentópolis, do Sebrae, do Sesc e da equipe anfitriã de Jaguariaíva.

A Adetur reforçou o compromisso de fortalecer a integração entre os municípios e promover ações conjuntas para consolidar os Campos Gerais como um dos principais polos turísticos do Paraná.

Fonte – Com informações de Adetur Campos Gerais.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *