Congresso torna obrigatório exame toxicológico para quem for tirar a primeira CNH nas categorias A e B

302 0

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) a exigência de exame toxicológico para os candidatos à primeira habilitação (CNH) nas categorias A e B — motos e carros. A medida, reintegrada por meio da derrubada de vetos ao texto da Lei 15.153/2025, altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e amplia regras de segurança para os novos motoristas.

O que mudou

Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para motoristas profissionais das categorias C, D e E — responsáveis por transporte de carga e coletivo. Com a nova norma, agora qualquer pessoa que solicitar a primeira habilitação nas categorias A ou B deverá apresentar resultado negativo no teste.

Além disso, a lei autoriza clínicas de aptidão física e mental a funcionarem como postos de coleta para os exames toxicológicos, o que deve agilizar o processo para os candidatos.

Objetivo da mudança

O principal propósito da norma é reforçar a segurança no trânsito, ampliando o controle sobre uso de substâncias psicoativas por novos condutores. A inclusão do teste nas etapas iniciais da habilitação busca reduzir riscos e acidentes envolvendo motoristas novos.

Vigência e consequências

Com a derrubada do veto, a exigência passa a valer imediatamente — ou seja, candidatos que derem entrada para a primeira habilitação a partir de agora já deverão apresentar o exame toxicológico.

Fonte – Com informações do Senado Federal.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *