No Rio de Janeiro, escola de samba que homenageou Lula é rebaixada

380 0

A Acadêmicos de Niterói encerrou sua participação no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 na 12ª colocação e foi rebaixada na quarta-feira (18). Com o resultado, a escola voltará a disputar a Série Ouro em 2027.

Neste ano, a agremiação levou para a Marquês de Sapucaí o samba-enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O desfile destacou a trajetória do líder político desde a infância humilde no Nordeste até a Presidência da República, com alegorias e fantasias que retrataram momentos marcantes de sua vida e carreira.

A apresentação apostou em elementos simbólicos e forte apelo popular, buscando emocionar o público presente na Sapucaí. Apesar do enredo de grande repercussão e da expectativa criada em torno do desfile, as notas atribuídas pelos jurados não foram suficientes para manter a escola na elite do samba carioca.

Com o rebaixamento, a Acadêmicos de Niterói retorna à Série Ouro, grupo de acesso que dá oportunidade às agremiações de disputar uma vaga no Grupo Especial no ano seguinte. A diretoria da escola ainda deve se pronunciar oficialmente sobre o resultado e os planos para o próximo Carnaval.

O título do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026 ficou com a Unidos do Viradouro, que conquistou o campeonato após a apuração das notas, consolidando-se mais uma vez entre as grandes potências do samba carioca.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *