Reserva bate novo recorde e se aproxima de 3 mil empresas ativas

103 0

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico sediou na última quarta-feira (13) a primeira reunião de 2026 do Comitê do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa realizada em parceria entre a Prefeitura de Reserva e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O encontro reuniu representantes do poder público, entidades privadas, setor financeiro e sociedade civil para discutir os resultados alcançados pelo programa e definir estratégias voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo no município.

Durante a reunião, foram apresentados dados que apontam crescimento contínuo na abertura de empresas em Reserva desde 2022. Segundo informações do Sebrae, o município atingiu um novo recorde e já conta com 2.944 empresas ativas, número que aproxima a cidade da marca histórica de 3 mil empreendimentos.

No auge da pandemia, Reserva possuía cerca de 2,1 mil empresas. Em 2022, com a inauguração da Sala do Empreendedor, o número saltou para 2,4 mil. Já em 2023, o município chegou a 2,5 mil empresas, avançando para 2,7 mil em 2024, 2,8 mil em 2025 e 2,9 mil em 2026.

Os dados também mostram a força das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que representam 91% dos empreendimentos ativos no município. Atualmente, Reserva possui cerca de 1,5 mil Microempreendedores Individuais (MEIs), mil microempresas e 118 empresas de pequeno porte. O levantamento ainda aponta a existência de 88 médias e grandes empresas, 15 ligadas à administração pública e 135 entidades sem fins lucrativos.

O setor de serviços lidera o número de empresas no município, com aproximadamente 1,3 mil empreendimentos. Na sequência aparecem o comércio, com 925 empresas; a construção civil, com 283; a indústria, com 276; e o agronegócio, com 151 empreendimentos.

Segundo a administração municipal, os números refletem o fortalecimento do ambiente de negócios em Reserva e o trabalho desenvolvido em parceria com o Sebrae para incentivar o empreendedorismo, a geração de renda e o desenvolvimento econômico local.

Fonte – Com informações da Prefeitura Municipal de Reserva.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *