O número de casos de dengue confirmados em Ortigueira dobrou nos últimos 4 dias. Nesta terça-feira (07/04), de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, há 44 confirmações – eram 22 na última sexta-feira (03/04).
Ortigueira tem, atualmente, 57 notificações de possíveis casos de dengue e 10 casos à espera do resultado, conforme dados da secretaria municipal. Três casos já foram descartados.
Em conversa com Claudio de Souza, que atuou como Agente de Combate a Dengue por 4 anos, e foi Secretário de Saúde de Ortigueira por 6 anos, além de ter atuado também como secretário de saúde em Telêmaco Borba e Reserva alertou sobre o perigo da dengue, assista ao vídeo:
Mosquito é o principal transmissor
O Aedes aegypti é o nome científico de um pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e da chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Ele possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos, que é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.
Prevenção
A melhor forma de prevenir as arboviroses é a intensificação das ações de controle vetorial do Aedes aegypti. Veja dicas de orientação a população sobre o controle do mosquito:
- Manter quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
- Esfregar com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
- Não colocar lixo em terrenos baldios;
- Manter as caixas d´água sempre tampadas;
- Observar vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;
- Verificar locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
- Receber a visita do agente de endemias e tirar possíveis dúvidas;
- Manter em local coberto, pneus e outros objetos que possam acumular água.
Pingback: Reserva tem caso confirmado de dengue no município - Portal Reserva News