A Secretaria Municipal da Saúde de Reserva, aplicará neste sábado (02), a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades.
Além dos jovens com comorbidade, segundo a prefeitura, também serão vacinadas as adolescentes gestantes, que tiveram filho há até 45 dias e também adolescentes com deficiência permanente.
Para esse público, a imunização será realizada no horário das 08h às 11h, na Secretaria de Saúde do município, localizada na Rua Coronel Benjamin Branco, 762 – Bairro Ferreira.
O imunizante será o da Pfizer/BioNTech, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa-etária.
A prefeitura reforçou que para receber o imunizante é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto, CPF e carteira de vacinação (se tiver), além do Termo de Consentimento (assinado pelos pais/responsáveis do adolescente). O Termo de Consentimento poderá ser retirado a partir do dia 28/09, das 08h às 17h, na UBS da moradia do adolescente.
No caso de adolescentes com comorbidade, é obrigatória a apresentação de laudo que comprove a situação e para gestantes e puérperas, o Atestado Médico.
As comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde são as seguintes:
- Diabetes;
- Pneumopatia crônica grave.
- Hipertensão Arterial Resistente;
- Hipertensão Arterial estágio 3;
- Hipertensão Arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association;
- Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária;
- Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo);
- Síndromes coronarianas crônicas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática;
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada;
- Cardiopatias congênitas no adulto com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica estágio 3 ou mais e síndrome nefrótica;
- Imunossuprimidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida (IMC ≥ 40);
- Síndrome de down;
- Cirrose hepática ;
- Doenças neurológicas crônicas, doença cerebrovascular.
Continuando com o trabalho social, a prefeitura fará a arrecadação de alimentos não perecíveis, durante os procedimentos de vacinação, os quais serão posteriormente distribuídos para as famílias em situação de vulnerabilidade. Vale ressaltar que a doação não é obrigatória para se vacinar.