Geração de empregos se mantém estável em Reserva, mas Setor de Comércio decepciona

992 0

A geração de empregos formais em Reserva se manteve estável em Outubro. No total, 127 pessoas foram admitidas e 101 demitidas, deixando um saldo positivo de 26 empregados, que representa um aumento de 0,84%. Apesar da estabilidade, no acumulado em 2021, o saldo permanece em alta com 12,46%. As informações foram divulgadas hoje (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Na ultima quinta-feira (25) o Ministério do Trabalho e Previdência já tinha avisado que os dados de outubro do Caged, seriam divulgados no dia de hoje (30), e não no dia 26, como estava previsto no calendário original.

O Setor de Agropecuária, foi o carro-chefe na geração de empregos formais, pois admitiu 19 profissionais e demitiu 6, tendo um saldo positivo de geração de 13 novos postos de trabalho.

A seguir, o Setor da Industria, com destaque para a industria madeireira, contratou 27 profissionais e desligou 19, tendo um saldo de 8 postos de trabalho formal.

O Setor da Construção, admitiu 4 profissionais e não houve nenhuma demissão no setor durante o mês de Outubro.

No Setor de Serviços, houve a contratação de 33 profissionais e a demissão de 31, portanto, um saldo de duas vagas de trabalho.

Já o Setor do Comércio, mesmo com a proximidade das festas natalinas, o que normalmente aumenta a geração de empregos, foi a grande decepção no município de Reserva. O setor, fechou o mês com um saldo negativo de 1 vaga, após 44 admissões e 45 demissões. Mas ainda é o líder na geração de empregos formais em Reserva, com um estoque de 1.158 profissionais trabalhando com carteira registrada. Mais uma vez utilizando-se da referência das festas natalinas, os números indicam que não estão havendo contratações, ou então que essas contratações estão sendo feitas na informalidade, portanto, sem um registro em carteira, não aparecendo assim nos relatórios do Caged.

De Novembro de 2020 a Outubro de 2021 foram gerados 353 novas vagas de empregos em Reserva, após a contratação de 1.543 profissionais e o desligamento de  1.190, ou seja, uma variação positiva de 12,83%.

Nos municípios vizinhos de Reserva, os destaques negativos foram Tibagi e Ortigueira. Cândido de Abreu, apesar do resultado negativo, houve um equilíbrio entre admissões e demissões, o município de Imbaú, teve um resultado bem semelhante ao de Reserva, Ipiranga também apresentou um saldo positivo, e o município que mais contratou profissionais com registro em carteira na região, foi Telêmaco Borba, veja os números abaixo:  

Tibagi:
Contratações: 79
Demissões: 65
Saldo: -86

Ortigueira:
Contratações: 434
Demissões: 508
Saldo: -74

Telêmaco Borba:
Contratações: 983
Demissões: 692
Saldo: 291

Cândido de Abreu:
Contratações: 27
Demissões: 28
Saldo: -1

Imbaú:
Contratações: 86
Demissões: 63
Saldo: 23

Ipiranga:
Contratações: 58
Demissões: 45
Saldo: 13

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *