Padre Alexandre Spena Regueira é o novo vigário da Paróquia Menino Jesus

1758 0

A Paróquia Menino Jesus divulgou hoje (16) uma nota oficial explicando as recentes decisões da diocese. O padre Rafael Moreira, de 29 anos, foi designado administrador paroquial, cargo com as mesmas atribuições de um pároco, mas em caráter provisório. O sacerdote Wagner Oliveira, 31 anos, assume   o comando da ‘quase paróquia’ São João Paulo II em Ponta Grossa, e foi nomeado padre Alexandre Spena Regueira, 42 anos, nascido em Castro.

Segundo a nota, as missas de despedida e vinda dos vigários ficaram nos domingos 27 de fevereiro e 6 de março, às 19h, respectivamente com transmissões no Facebook, Youtube e Reserva FM 87.9. A posse de padre Rafael Moreira ainda está indefinida. Depois da saída do padre Fábio Sejanoski, então pároco por mais de cinco anos, no último dia 31, para uma nova missão no Amazonas, a Paróquia Menino Jesus passa por novas mudanças. O padre Rafael Moreira, que chegou de sua terra natal Piraí do Sul em fevereiro de 2020, agora coordena a paróquia até nova determinação do bispo Sergio Arthur Braschi. 

“O administrador paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano”, diz trecho do Código do Direito Canônico. Tal atribuição é passageira e o padre nesta condição pode ser transferido a qualquer momento, diferente de um pároco, que tem mais estabilidade e leva alguns anos para ser trocado.

Quase um ano antes, em abril de 2019, era vez do sacerdote Wagner Oliveira da Silva chegar à Paróquia Menino Jesus. Nascido na vizinha Telêmaco Borba, padre Wagner é conhecido por seu carisma e ligações com várias pastorais, com destaques para Legião de Maria e da Renovação Carismática Católica (RCC), incentivador das missas na intenção de cura e libertação no final de cada mês. Atualmente faz parte do Tribunal Eclesiástico da diocese e cursa mestrado em Direito Canônico.  O novo destino do sacerdote será uma nova paróquia que será desmembrada da já existente Nossa Senhora de Guadalupe. ‘’ Sei que irei com a missão de estar à frente do processo da criação de uma paróquia em Ponta Grossa. É uma enorme responsabilidade’’, disse o padre Wagner Oliveira.

Novo vigário

O sacerdote Alexandre Spena Regueira vem realizar sua primeira missão evangelizadora de vigário em Reserva depois de passar pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati. curiosamente a mesma cidade do padre Fábio Sejanoski.

Spena já fez trabalhos pastorais em Tibagi, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. Nasceu em Castro em 10 de julho de 1979, foi batizado em 19 de agosto no mesmo ano pelo padre Francisco Salache, recebeu pela primeira vez os sacramentos da Confissão e da Eucaristia das mãos do padre José Lauro Gomes, em 1989 e crismado em 1 de dezembro de 1991 por dom Murilo Ramos Krieger, atual bispo emérito de Salvador. 

Além dos pais Sidnei Farias Regueira [em memória] e Rita de Cássia Spena Regueira, o padre Alexandre tem uma irmã, segundo informações fornecidas pela diocese. Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 2019, Dia do Padre, na Paróquia Santana de Castro, lugar de origem. Tem como lema “Que todos sejam um” (Jo 17,21). Alexandre é da mesma turma de ordenados do padre Rafael Moreira.

Veja a Nota Oficial divulgada hoje pela Paróquia Menino Jesus de Reserva:

Estimados irmãos e irmãs!
Como é do conhecimento de todos, Padre Fábio, que viveu momentos de grandes alegrias e também de despedidas da comunidade de Reserva, está indo em missão para a cidade de Canutama na Prelazia de Lábrea, Amazonas. Com sua saída, a Paróquia Menino Jesus ficou sem a presença do pároco e conduzida pastoralmente pelos vigários, Pe. Wagner e Pe. Rafael, enquanto esperava-se a definição e anúncio de Dom Sérgio sobre as transferências e quem assumiria tal função.

Na segunda-feira, dia 14 de fevereiro, foram anunciadas as transferências, a saber:
– Pe. Wagner O. da Silva foi transferido para a cidade de Ponta Grossa e nomeado como Administrador da “quase Paróquia” São João Paulo II. Permanecerá em nossa paróquia até dia 27 de fevereiro, dia que celebrará a missa das 19 horas na Igreja Matriz encerrando e despedindo-se de nossa comunidade.
– Pe. Alexandre S. Regueira foi nomeado como Vigário Paroquial para a Paróquia Menino Jesus, apresentando-se e iniciando seu trabalho pastoral celebrando na Igreja Matriz, dia 06 de março às 19 horas.
– Pe. Rafael Moreira foi nomeado como Administrador Paroquial, com a mesmo responsabilidade de Pároco, na Paróquia Menino Jesus de Reserva com data de posse a definir.

Agradecemos o seu carinho, a compreensão nesses dias de espera e contamos com suas orações para que acima de tudo, sempre seja feita a Vontade de Deus.

“Sei em quem depositei minha fé” (II Tm 1,12)
Pe. Rafael Moreira
Pe. Wagner O. da Silva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *