Comunidade da Barra do Encontro, em Reserva, realiza Jantar Beneficente em prol da igreja, neste sábado

1258 0

A comunidade da Capela Senhor Bom Jesus, da Barra do Encontro, pertencente à Paróquia Menino Jesus, em Reserva, celebra mais uma edição da festividade em honra a seu padroeiro, neste sábado (06).

Como parte das comemorações, haverá um jantar beneficente a partir das 19h30; este evento será para arrecadar fundos em beneficio das reformas e necessidades da capela. O valor do convite para o jantar é de R$ 30,00 e as bebidas serão vendidas a parte.

O evento começará às 18 horas, havendo a realização de um bingo, com diversos prêmios, e os participantes, além de tentarem a sorte, com toda a certeza também estarão colaborando com a comunidade.

E após o jantar, será realizado o sorteio de diversos prêmios, que foram doados gentilmente a comunidade, como forma de auxiliar na manutenção do belo trabalho desenvolvido na localidade da Barra do Encontro.

Aliás, a comunidade da Capela Senhor Bom Jesus, está completando 47 anos de existência, começaram se reunindo em uma escolinha na localidade, onde realizavam na época os seus cultos e depois, construíram a igreja, que está completando agora 42 anos de vida. 

Durante o evento, a atração musical ficará por conta de Marcio e Sheila, Junior do Teclado e Ingride Vitória, que prometem animar a noite, portanto, são muitos os motivos para ir até a Barra do Encontro na noite deste sábado, além do delicioso jantar, a possibilidade de ganhar prêmios, tudo “regado” a uma bela musica, mas principalmente a solidariedade.

A história da devoção ao Senhor Bom Jesus

A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.

Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os estados do Brasil, inclusive em Reserva, no Paraná. Os primeiros vestígios do culto ao nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remonta o século XVII.

A imagem venerada na Basílica do Senhor Bom Jesus, na cidade paulista de Tremembé, é certamente a mais antiga de que se tem conhecimento no Brasil. Ela foi benta pelo vigário da igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1663, mais de 50 anos antes de ser encontrada no Rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, é uma das mais piedosas e de maior valor artístico.

Significado da devoção ao Senhor Bom Jesus

Esta imagem refere-se ao Jesus descrito na passagem descrita em Mateus 27,26-31, Marcos 15,15-20 e João 19,1-5.

“Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e o entregou para ser crucificado.

Em seguida, os soldados de Pilatos levaram Jesus ao palácio do governador, e reuniram toda a tropa em volta de Jesus.

Tiraram a roupa dele, e o vestiram com um manto vermelho; depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram dele, dizendo: “Salve, rei dos judeus!” Cuspiram nele e, pegando a vara, bateram na sua cabeça.

Depois de zombarem de Jesus, tiraram-lhe o manto vermelho, e o vestiram de novo com as próprias roupas dele; daí o levaram para crucificar.”” Mateus 27,26-31

A devoção ao Bom Jesus é voltado ao mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo, destacando o aspecto da representação vivenciada do próprio drama do Calvário. Os quatro eventos enfocados são: Coroa de espinhos e Flagelação de Jesus, Jesus carregando a Cruz, Crucificação de Jesus e por último seu sepultamento.

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *