Após dois anos sem a solenidade da Independência, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Reserva, promove nesta quarta-feira (07), a partir das 15h, o Desfile Cívico, celebrando os 200 anos da Independência do Brasil. Com inicio programado para às 15h, a solenidade será realizada na Avenida Coronel Rogério Borba, em frente ao Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante e a dispersão será na Rua D. Pedro II, esquina com a Praça Frei Ivo Bonamigo (Praça da Matriz).
O trajeto do desfile, será ao longo dos 450m da avenida e o trânsito será interditado na região a partir das 13 horas e todas as vias e acessos serão liberados após o término do desfile.
Ao todo 24 grupos, com aproximadamente 40 integrantes, divididos por níveis da educação e outras atividades participarão da solenidade. De acordo com Secretaria de Educação, o desfile terá a seguinte ordem:
- Escola de Educação Especial Mãos de Luz – APAE
- CMEI Paraíso Infantil
- CMEI Pingo de Gente
- CMEI Pedacinho de Céu
- CMEI Maria de Lourdes
- Escola Municipal Luíza Almeida / Vicentina
- Escola Municipal Frei Henrique
- Escola Municipal Elvira Rosas
- Escola Municipal Artur Antunes
- Escola Municipal Coronel Rogério Borba
- Escola Municipal Ataíde Mendes
- Escola Municipal Francisco Alves Martins
- Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos
- Escola Municipal Marcos Lemes
- Escola Municipal Benjamim Branco
- Escola Municipal Frei Thomaz
- Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante
- Colégio Estadual Cívico-Militar Gregório Szeremeta
- Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes – CEMAG
- Colégio Estadual Teófila Nassar Jangada
- Academia de Jiu-jitsu
- Ciclistas
- Motociclistas
- Banda Marcial de Reserva
‘’O desfile comemorativo de Independência do Brasil, tem como objetivo valorizar o sentimento cívico e a consciência cidadã, possibilitando a participação da comunidade’’, diz Thelma Rosana Heil, diretora de Cultura.
Banda Marcial
A Prefeitura de Reserva apresentou no final de julho, o maestro Erick Silva, que também desempenha a função no município vizinho de Cândido Abreu, que foi contratado para reativar a Banda Municipal Reservense, com apoio de crianças e jovens locais, não era necessário experiência e com uma semana de divulgação o quadro de participantes foi completado. Os instrumentos utilizados foram cedidos pela administração municipal.
Com a colaboração da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva