O município de Reserva fechou o mês de maio com um saldo positivo na geração de empregos, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) nesta quinta-feira (29), foram criados 16 novos postos de trabalho, em um balanço entre admissões e desligamentos, mostrando um ligeiro aumento no nível de empregabilidade na cidade.
Os números mostram que, no mês de maio, foram registradas 152 admissões e 136 desligamentos no município, resultando em um saldo positivo de 16 vagas de empregos criadas. Dentre os novos postos de trabalho, 8 foram gerados pelo setor de serviços, 7 pela indústria, 6 postos foram criados pelo comércio e 5 na construção civil. A decepção ficou por conta do setor agropecuário, que fechou 10 postos de trabalho.
O setor de Serviços, teve o melhor desempenho, 29 contratações e 21 demissões, portanto, o saldo positivo de 8 postos de trabalho com carteira assinadas criados em Reserva. A seguir veio o setor da Industria (na área madeireira, 8 postos criados, já na área da industria alimentícia, uma vaga fechada), gerou no total 37 contratações e 30 demissões. O setor de comércio, também mostrou recuperação, contratando 50 profissionais e dispensando 44, portanto, 6 novos postos de trabalho criados. Ainda de forma positiva, vem o setor da Construção Civil, que contratou 12 e demitiu 7 profissionais, tendo assim um saldo positivo de 5 postos de trabalho criados.
Por outro lado, foram computadas 24 contratações e 34 demissões no setor da agropecuária reservense, sendo fechados portanto, 10 postos de trabalho.
Apesar do número tímido, 16 novos postos de trabalho criados em Reserva, vale ressaltar que nos 5 primeiros meses de 2023, só dois tiveram número positivos, veja:
- Janeiro: -97
- Fevereiro: 0
- Março: 36
- Abril: -06
- Maio: 16
No acumulado do ano de 2023, o saldo ainda se mostra negativo, foram 690 contratações e 741 demissões, resultando portanto no fechamento de 51 postos de trabalho.
A expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha, impulsionando a economia local e gerando mais empregos.
Veja gráficos da geração de empregos em Reserva:
Como foram nossos vizinhos:
Um levantamento que o Portal Reserva News faz em todos os relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, se refere aos municípios vizinhos de Reserva, e de acordo com os números obtidos, o município de Ivaí, Tibagi, Cândido de Abreu e o de Telêmaco Borba tiveram números positivos na geração de empregos, Ipiranga teve um saldo “zerado” na geração de empregos os demais municípios decepcionaram, veja os números:
Ivaí:
Contratações: 120
Demissões: 68
Saldo: 52
Tibagi:
Contratações: 168
Demissões: 144
Saldo: 24
Cândido de Abreu:
Contratações: 42
Demissões: 22
Saldo: 20
Telêmaco Borba:
Contratações: 811
Demissões: 809
Saldo: 2
Ipiranga:
Contratações: 53
Demissões: 53
Saldo: 0
Imbaú:
Contratações: 74
Demissões: 78
Saldo: -4
Ortigueira:
Contratações: 288
Demissões: 780
Saldo: – 492