O alarme de emergência da Klabin, em Telêmaco Borba, disparou na tarde de ontem (9), após uma falha no sistema e acabou assustou os moradores da região.
Segundo a empresa, o alerta era para evacuação do local por causa de um possível rompimento na barragem da Lagoa Harmonia, que fica ao lado da fábrica.
Em um vídeo gravado por um morador, mostra ao fundo a fábrica da Klabin, e é possível ouvir o áudio do alerta, avisando para que os moradores se encontrarem em um ponto de segurança.
“Atenção, atenção, essa é uma situação de risco de emergência da barragem. Dirijam-se para o ponto de encontro com segurança e com tranquilidade. Aguardem as orientações da Defesa Civil no ponto de encontro”.
A assessoria de imprensa da Klabin, informou que o alarme foi disparado de forma acidental e pediu para que os moradores não ficassem assustados.
Plano de ação para evacuação
A empresa Klabin fica instalada próximo ao Rio Tibagi, que corta o município de Telêmaco Borba. Por questão de segurança, há dispositivo com sirenes que avisam a população de possíveis incidentes, como o rompimento da barreira.
Segundo a empresa e a Defesa Civil, o sistema novo está sendo testado para reforçar a segurança para a população.
Os moradores serão avisados assim que a etapa de instalação for concluída.
Defesa Civil de Telêmaco Borba emiti nota sobre o ocorrido:
“A Defesa Civil de Telêmaco Borba informa que no domingo (09), por volta das 17h50, soou o alarme referente a alerta sobre possíveis falhas na barragem de Harmonia. Porém o alarme foi devido a uma falha no sistema, que está sendo implantado e em fase de testes. Portanto não há problemas na barragem, podendo a população próxima ao Rio Tibagi voltar normalmente para suas residências.”
Assista ao vídeo: