Reserva volta a ter números negativos na geração de empregos; Agropecuária e o Comércio foram os vilões

864 0

Após apresentar crescimento expressivo na taxa de geração de empregos em maio, Reserva volta a registrar recuo no número de vagas formais criadas (empregos com carteira registrada), conforme relatórios do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mostrando que em junho deste ano, foram fechados 18 postos de trabalho no município de Reserva.

O índice de junho do município de Reserva ainda destoa daquele apresentado pelo Estado do Paraná, que teve um bom desempenho no mês de junho, com um saldo de 7.899 postos de trabalho formais, atingindo mais uma vez o melhor resultado da região Sul e do Brasil, que registrou um saldo positivo de 157.198 empregos com carteira assinada, portando, mostrando um crescimentos na geração de empregos.

Em Reserva, de acordo com o levantamento do Portal Reserva News, baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram admitidos 126 profissionais e demitidos 144, portanto, um saldo negativos de 18 postos de trabalho.

Os vilões do mês, foram os setores da Agropecuária e do Comércio. O Setor de Agropecuária de Reserva fechou 26 postos de trabalho, após a contratação de 15 profissionais e a demissão de 41, já o Setor do Comércio, dispensou 52 trabalhadores e admitiu 39, portanto um saldo negativo de 13 postos de trabalho.

Crescimento dos setores

O setor que mais criou vagas em junho foi o de Serviços (Transportes e Atividades Financeiras), com 11 novos postos de trabalho criados, resultado de 35 admissões e 24 demissões. Próximo a ele, está o setor da Industria (madeireira e de produtos alimentícios), com 9 postos criados, após 33 contratações e 24 demissões. O setor da Construção foi o com menor resultado, criou uma vaga apenas, resultado de 4 contratações e 3 demissões.

No acumulado do ano, de janeiro a junho de 2023, o saldo se mantem negativo, no período, foram fechados 69 postos de trabalho formais em Reserva, uma variação negativa de 2,23%. Nos últimos 12 meses, o resultado também é negativo, de julho de 2022 até junho de 2023, foram contratados 1.618 profissionais no município, mas, foram demitidos, 1.620 profissionais, portanto, fechadas duas vagas de trabalho formal nesse período.

Veja os gráficos:

Como foram nossos vizinhos:

Um levantamento que o Portal Reserva News faz em todos os relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, se refere aos municípios vizinhos de Reserva, e de acordo com os números obtidos, o município de Telêmaco Borba, Imbaú, Tibagi, Ipiranga, Cândido de Abreu e Ivaí tiveram números positivos na geração de empregos, já o município de Ortigueira, decepcionou, veja os números:

Telêmaco Borba:
Contratações: 921
Demissões: 719
Saldo: 202

Imbaú:
Contratações: 66
Demissões: 47
Saldo: 19

Tibagi:
Contratações: 132
Demissões: 120
Saldo: 12

Ipiranga:
Contratações: 62
Demissões: 52
Saldo: 10

Cândido de Abreu:
Contratações: 33
Demissões: 27
Saldo: 6

Ivaí:
Contratações: 63
Demissões: 59
Saldo: 04

Ortigueira:
Contratações: 396
Demissões: 424
Saldo: – 28

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *