Começa nesta sexta-feira (01) a fase macrorregional da 65ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), competição promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), com o apoio das prefeituras. As disputas seguem até domingo (03) em Irati, Ivaiporã, Terra Rica e Dois Vizinhos, reunindo 3.122 atletas e dirigentes para competirem nas modalidades de basquete, futsal, futebol sete, handebol, vôlei de praia e vôlei. São 266 equipes, de 113 cidades do Paraná.
Os Japs, que integram o rol de 11 jogos oficiais realizados governo estadual, têm como diferencial reunir diferentes gerações, desde jovens com idade a partir de 17 anos a atletas de 70 ou mais, sem limitação máxima. O coordenador de esportes de rendimento da Sees, Emerson Venturini, lembra que a primeira etapa (Regional I) foi disputada em junho, em 12 municípios e envolveu 807 equipes, totalizando 11.826 participantes entre atletas e dirigentes.
O supervisor técnico dos Jogos Abertos do Paraná 2023, Richarde Salvador, diz que a previsão é de que a competição deste fim de semana tenha alto nível técnico. “Esperamos nível de excelência, afinal são os campeões regionais que estão na competição”, diz Salvador, lembrando que, nesta fase, a inscrição é livre.
FINAL – A última etapa da edição 2023 dos Jogos Abertos do Paraná final será em Pato Branco (Sudoeste) em dois fins de semanas: entre os dias 09 a 12 e 23 a 26 de novembro. A novidade fica para a adição de algumas modalidades na final – como badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica Rítmica, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa e xadrez. A modalidade de atletismo acontecerá na cidade de Londrina, entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro.
Confira a participação, por macrorregional:
Macrorregional 01 – Irati
Curitiba, região metropolitana e litoral
Ponta Grossa e região
Guarapuava e região
Macrorregional 02 – Ivaiporã
Cornélio Procópio e região
Londrina e região
Ivaiporã e região
Macrorregional 03 – Terra Rica
Maringá e região
Umuarama e região
Campo Mourão e região
Macrorregional 04 – Dois Vizinhos
Cascavel e região
Pato Branco e região
Foz do Iguaçu e região
Fonte – Agência Estadual de Notícias