A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (06/10), a Operação Signum, no município de Telêmaco Borba, em ação de repressão ao crime de armazenamento de conteúdo envolvendo exploração sexual infantil, tendo sido cumprido mandado de busca e apreensão.
A investigação teve início com o recebimento de informações indicando o armazenamento de imagens de exploração sexual infantil difundidas através da internet por meio de aplicativo de mensagens. Diligências realizadas pela Polícia Federal revelaram a identidade e a localização do suspeito, alvo da medida judicial.
Os policiais federais exploraram, ainda no local da busca, os dispositivos eletrônicos localizados e encontraram neles armazenados material de exploração sexual infantojuvenil. Assim sendo, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Ponta Grossa/PR para a adoção das medidas pertinentes.
A Operação Signum visa reprimir a produção, posse e publicação de fotografias e vídeos com cenas de abuso sexual infanto-juvenil na rede mundial de computadores.
No Brasil, a quantidade de imagens de abuso e exploração sexual infantil encontradas na internet cresceu 70% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com 2022, sendo a maior alta desde 2020.
Fonte – Comunicação Social da Polícia Federal em Ponta Grossa/PR