Ponta Grossa terá a maior fábrica de reciclagem de resina PET do sul do Brasil

674 0

Aconteceu na quinta-feira (20/06), o lançamento da pedra fundamental de mais uma fábrica em Ponta Grossa, agora da multinacional mexicana, Envases. Com isso, a cidade ganha a maior planta de reciclagem de resina pet do sul do país.

O projeto produzirá 43 mil toneladas de resina e a terá reciclagem de mais de 60 mil embalagens PETs no ano, o que marca a unidade como a maior do sul do Brasil. “A empresa garante ao seu cliente produtos de qualidade e 100% recicláveis com o objetivo de preservar o meio ambiente”, enfatiza o diretor regional, Álvaro Queijo.

E a tecnologia que a empresa traz a Ponta Grossa é inovadora que não existe no Brasil. “Vamos produzir resina e transformá-las em garrafas PET para as fábricas, como para a Coca Cola. A verdade é que pegamos uma garrafa que iria para o lixo e transformamos ela em uma nova garrafa com máxima qualidade, onde ajudamos o meio ambiente e a sociedade toda”, enfatiza o diretor.

Segundo ele, o projeto busca valorizar a economia e gerar alto impacto socioeconômico, com investimento superior a US$ 90 milhões. “Vamos gerar quase mil empregos diretos e indiretos na cidade quando estivermos em plena atividade, o que é ótimo pois é investimento aqui, uma cidade aberta ao novo e que tem uma gestão municipal receptiva a nós”.

Atualmente, o Grupo Envases tem unidades em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Antônio Carlos (SC), Maringá (PR,) Jundiaí (PR), Marília (SP), Itajaí (SC), Suape (PE) e no Uruguai.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schimdt, esteve presente e parabenizou a novidade. “Me sinto particularmente feliz porque estamos acompanhando passo a passo essa nova empresa”.

Segundo ela, foram 59 dias desde a primeira reunião e a assinatura do contrato para a implantação da fábrica.

Atualmente, Ponta Grossa tem o polo industrial mais importante do interior do Paraná, com mais de 2 mil empresas e marcas exclusivas. “Transformar Ponta Grossa em uma cidade maior, mais humana é um grande desafio, e é uma elevação para a cidade implantar uma indústria dessa”, enfatiza a prefeita.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Barbosa Pinto, ressaltou a força da indústria local. “A empresa vai trazer muitos empregos, a sociedade ponta-grossense vai sentir a diferença da vinda dessa empresa”.

Estiveram presentes no evento diversas autoridades, como o presidente do Sindilojas Ponta Grossa e Região, José Carlos Loureiro Neto, o vereador Divo, representando o legislativo municipal, o vice-prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo, Janaina Cazini, representando a ACIPG, além de colaboradores do Grupos Envases, e representantes de diversas empresas instaladas na cidade.

Cronograma de obras

  • Terraplanagem: finalizada
  • Obra civil – prédio de lavado e extrusão: abril a outubro de 2024
  • Instalações e montagem de máquinas: outubro de 2024 a fevereiro de 2025
  • Homologações: fevereiro a junho de 2025
  • Início de operações – reciclado: julho de 2025
  • Obra civil – prédio de injeção: agosto de 2024 a março de 2025
  • Instalações e montagem de máquinas: março a junho de 2025
  • Início de operações – injeção: julho de 2025

Empregos diretos e indiretos

  • 2024: 250
  • 2025: 621
  • 2026: 980

Localização

  • Distrito Industrial, com acesso pela BR-376, em frente à Bunge Trigo.

Grupo Envases

O Grupo Envases, do México, adquiriu as empresas CristalPet no Brasil, uma empresa dedicada ao fabrico de pré-formas de polietileno tereftalato (PET) por injeção, bem como de garrafas retornáveis ​​e não retornáveis ​​através do processo de sopro. Atende ao mercado de embalagens para refrigerantes, sucos, águas minerais e óleos, além do mercado de tampas inteiriças de PEAD (polietileno de alta densidade).

Tendo como origem o centenário grupo Cristalerías del Uruguay e atualmente faz parte do dinâmico grupo Envases Universales de México.

Fonte – Yuke Comunicação

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *