Moradores de Reserva, relatam insatisfação com os serviços prestados pela agência local dos Correios. Entre as principais queixas estão a dificuldade em receber encomendas em domicílio, longas filas na agência e a necessidade de se deslocarem pessoalmente para buscar correspondências. Alguns moradores afirmam que os entregadores não estão mais indo às casas, o que gera transtornos e prejuízos.
Crise financeira agrava situação
O problema no Município reflete a grave crise enfrentada pelos Correios em 2025. Em maio, a empresa divulgou um prejuízo de R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre, o pior início de ano desde 2017. O resultado representa um aumento de 115% em relação ao mesmo período de 2024, quando o prejuízo foi de R$ 801 milhões.
A falta de caixa comprometeu a operação e levou a medidas como redução da jornada de trabalho, suspensão de férias e renegociação de pagamentos a fornecedores, impactando diretamente as entregas e a confiança dos clientes.
Em Reserva, o atendimento ao público foi alterado desde o dia 4 de agosto de 2025. A Agência passou a atender nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 08:30h ao 12:30. Não havendo atendimento nas terças e quintas-feiras.
Como registrar reclamações
Para denunciar problemas em agências ou serviços, os clientes podem entrar em contato com a ouvidoria dos Correios pelos seguintes canais:
Ouvidoria online.
Central de Atendimento: 0800 725 0100
Serviço de Informação ao Cidadão (SIC): 0800 881 8210
WhatsApp: (11) 4003-8210
SAC: 4003 8212 (em todo o Brasil)
É importante registrar a manifestação e obter um número de protocolo para acompanhamento.
Estrutura administrativa e medidas em andamento
Os Correios, oficialmente Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), são uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério das Comunicações, com a União como acionista majoritária.
A administração inclui o Conselho de Administração, a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Comitê de Auditoria e Assembleia Geral, além de um sistema de supervisão e correição coordenado pela Corregedoria e orientado pela Controladoria-Geral da União (CGU).