Durante a Reunião Ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), realizada nesta quinta-feira (4), o prefeito de Ivaí, Orli de Cristo (PL), destacou a necessidade de melhorias na infraestrutura viária da região, especialmente na ligação entre Ivaí e Reserva, considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola.
Segundo o prefeito, a agricultura representa mais de 66% da arrecadação municipal, com destaque para culturas como soja, feijão e, principalmente, o tabaco. “O cultivo do fumo, iniciado há cerca de 30 anos, transformou a realidade das famílias de Ivaí, que hoje têm melhores condições de vida no campo”, afirmou Orli.
Além da agricultura, 21% da arrecadação municipal vem da indústria, fortemente ligada ao agronegócio. O prefeito destacou a importância de empresas locais, como a fábrica de papéis, que geram empregos e ajudam a manter a população no município.
No entanto, a falta de infraestrutura ainda é apontada como um entrave ao desenvolvimento. “Falta a pavimentação da estrada que liga Ivaí a Reserva. Esse trecho, se concluído, encurtaria o trajeto para Tereza Cristina de 75 para 40 quilômetros. Além disso, poderia reduzir em cerca de 120 quilômetros as viagens entre o norte e o sul do Paraná”, ressaltou.
Orli também mencionou a Estrada da Boiadeira (PR-487), no trecho entre Ivaí e Ipiranga. Segundo ele, o projeto já foi entregue ao Estado e deve ser licitado em breve. “Essa obra vai melhorar a logística de toda a região, beneficiando diversos municípios”, disse.
Na última segunda-feira (1º), o Governo do Paraná anunciou investimentos de R$ 541,5 milhões em infraestrutura para os municípios dos Campos Gerais, no âmbito do Plano Estratégico de Logística e Transporte (PELT). Ivaí foi contemplada com R$ 4,7 milhões, que serão aplicados em pavimentação, infraestrutura urbana e rural, além de aquisição de maquinário.
Fonte – Informações aRede.