Um forte temporal atingiu Ponta Grossa e outras regiões do Paraná na noite de sábado (16), provocando chuva de granizo, ventania, queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a 66 km/h por volta das 19h35 em Ponta Grossa. Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontam que o acumulado de chuva no município foi de 33,2 milímetros.
Vídeos gravados por moradores mostram a intensidade da ventania, a queda de granizo e árvores derrubadas em diversos pontos da cidade. Apesar da continuidade das chuvas na manhã de domingo (17), a intensidade foi considerada fraca.
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 51 atendimentos relacionados a destelhamentos, além de uma ocorrência de árvore caída sobre uma residência.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná também atendeu diversas ocorrências ligadas ao temporal. Segundo a corporação, aproximadamente 200 casas foram atingidas e cerca de mil pessoas afetadas.
O temporal causou ainda falta de energia elétrica em vários bairros do município. Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 20 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite.
Os desligamentos foram provocados tanto pelo temporal quanto por acidentes envolvendo veículos e postes nos bairros Cará-Cará e Nova Rússia.
A Copel informou que equipes seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia e minimizar os impactos causados pela tempestade.
A falta de energia também atingiu o quartel sede do Corpo de Bombeiros, deixando as linhas de emergência 193 fora do ar por aproximadamente duas horas.
Fonte – Com informações do g1.
























