A Prefeitura de Reserva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, em parceria com o Comtur (Conselho Municipal do Turismo), realizou no último sábado (30) a 2ª Caminhada Noturna, da qual aproximadamente 200 pessoas participaram na região dos Carneiros, em um percurso de nove quilômetros, que começou e terminou no Parque das Famílias.
“Ficamos muito felizes com a participação de vocês conosco. A noite é de todos vocês, aproveitem para conhecer as belezas de Reserva sob um olhar diferente”, declarou Fernando Waurick, diretor de Meio Ambiente, ao lado do diretor de Turismo, Alan Pietrochinski, antes da largada.
Os participantes também passaram por uma sessão de aquecimento e alongamento guiada por Gabriela Sewczuk, com foco na preparação da panturrilha, tornozelos e articulações, garantindo que todos realizassem o percurso de forma saudável.
O evento atraiu não apenas moradores reservenses, mas também visitantes de municípios da região. Um exemplo foi Ana Paula Prestes Lopes, moradora de Telêmaco Borba, que participou do evento e não poupou elogios à experiência.
“A cidade é muito receptiva, gostamos muito e voltaremos novamente. O trajeto foi muito bom, o povo muito animado, foi maravilhoso. Estava tudo muito organizadinho, bem sinalizado, com o apoio da polícia e dos guardas”, destacou a turista. O grupo da cidade vizinha contou com aproximadamente 79 praticantes.
A organização teve o cuidado de alinhar os detalhes técnicos para que a experiência na área rural fosse segura e, ao mesmo tempo, imersiva, passando orientações de segurança e convivência, como o respeito ao limite estipulado pelo carro que seguiu à frente, ditando o ritmo e indicando o caminho correto para evitar dispersão.
Um dos diferenciais foi a decisão de apagar os giroflex dos veículos de apoio ao entrarem na estrada de terra. A medida foi adotada para que os caminhantes pudessem contemplar a beleza natural da noite sem nuvens e os reflexos da interferência de luzes artificiais.
A estrutura contou ainda com banheiros químicos distribuídos estrategicamente e tendas de suporte com frutas e água ao longo de toda a rota. Na chegada, o público e quem não participou pôde aproveitar as barraquinhas do Luau no Parque, em parceria com o Departamento de Cultura, fechando o acontecimento com chave de ouro. Também esteve presente o vereador Fernando Bueno.
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
























