Reserva terá o “Dia de Campo do Leite”

69 0

A unidade municipal de Reserva da EMATER, através do zootecnista Raphael Patrick Moreira, vêm desenvolvendo o projeto chamado Leite Competitivo Sul-Cantu.

Este é um projeto estratégico do governo do estado e tem por objetivo o acompanhamento e assistência a pequenas propriedades leiteiras.

O município foi escolhido pela grande quantidade de pequenos produtores de leite, e que como está inserido na região dos Campos Gerais possui potencial para produção de forrageiras.

Dentro do projeto, algumas abordagens essenciais para atividade são trabalhadas. Podemos destacar a criação de bezerras e novilhas, produção de forragens, planejamento forrageiro, balanceamento de dietas, controle reprodutivo, qualidade do leite, gestão da propriedade, entre outras. “Este trabalho é muito importante na propriedade leiteira porque é uma atividade que requer muita eficiência e profissionalismo por conta do produtor. A exemplo, bezerras e novilhas são as futuras vacas da propriedade, entretanto acabam não recebendo a importância devida.

Muitas vezes acabamos encontrando novilhas que possuem idade ao primeiro parto acima de 36 meses, onde o ideal seria 24 meses. Neste caso o produtor deixou de obter uma lactação na vida produtiva do animal, o que impacta diretamente na rentabilidade da propriedade.”

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através da Profª Drª Adriana de Souza Martins, quem é coordenadora do Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite |(CMETL) atua como parceira do projeto no município. Esta parceria, visa dispor ao produtor atendido, além da assistência técnica, as análises individuais do leite de seus animais, favorecendo que o mesmo possa ter eficiência na tomada de decisões da propriedade.

No dia 11/06 a EMATER e UEPG realizarão um dia de campo na propriedade do Sr. Miguel Djuba com o objetivo de tratar de boas práticas na atividade como na criação de bezerras e novilhas, manejo de ordenha, equipamentos de ordenha e produção de queijos e derivados.

Têm apoio das empresas como Saniquímica, ordenhadeiras Sulinox, União Agropecuária, Bayer e Laticínios DaNeve.

O evento tem início as 09:30 e término as 15:30. Qualquer dúvida o produtor pode entrar em contato com o escritório da EMATER pelo número 42-3276-8100.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *