Foi realizado na manhã deste sábado (07/09) o desfile alusivo aos 197 anos da Proclamação da Independência do Brasil, na cidade de Reserva.
Organizado pela Prefeitura Municipal de Reserva, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o desfile reuniu aproximadamente 3000 pessoas para o tradicional evento cívico na cidade.
Foram mais de 20 grupos, entre escolas, CMEIs, Banda Municipal de Reserva, corporações, instituições privadas, ciclistas, motociclistas e repartições públicas que receberam efusivos aplausos do público e autoridades presentes.
No palanque, autoridades chegaram cedo e não perderam nada da festa cívica, desde a abertura com o cântico do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Reserva, os discursos de autoridades presentes, a apresentação da Banda Municipal que tão brilhantemente executou o Hino Nacional Brasileiro, todo o desfile até o encerramento do evento com a passagem dos cavaleiros.
Foi um desfile lindo e todas as instituições que participaram brilharam, a população lotou as calçadas da Rua General Osório e imediações.
O que se viu no evento foi a dedicação das instituições que desfilaram, seja com a alegria estampada no rosto de quem passou em frente ao palanque, até a emoção de pais, familiares e amigos com o desfile de alunos – a maioria crianças e adolescentes e demais participantes.
Pelotões uniformizados e outros caracterizados por temas levados para o desfile, participantes com trajes diversos, deram o colorido que embelezou, deu mais vida e manteve a atenção da plateia até o fim.
A representação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer foi a primeira a entrar na festividade de aniversário da Independência do Brasil, seguindo-se do Centro Municipal de Cultura. Depois desfilaram os representantes da Escola Mãos de Luz, recebendo o carinho popular com manifestações carinhosas.
O Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu veio a seguir e depois o Centro Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente.
Com uma bela apresentação, passou em frente ao palanque das autoridades a delegação do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Lourdes Viana Miranda que arrancaram manifestações efusivos do publico presente.
Quem também abrilhantou o desfile cívico foi o Centro de Educação Vicentina Santa Helena e depois a Escola Municipal Luíza Almeida Ferreira, a Escola Rural Municipal Benjamim Branco, a Escola Municipal Coronel Rogério Borba, a Escola Municipal Evangelina Bittencourt dos Santos, a Escola Municipal Frei Thomaz, o Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes, o Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski.
Outro destaque foi a passagem do Colégio Estadual de Campo Teófilo Nassar Jangada, que mostrou brilhantismo em sua participação no evento cívico, sem falar da justa homenagem das grandes conquistas do estabelecimento de ensino, principalmente nas competições de atletismo que o colégio participou, liderados pelo professor Mauro e de forma tão especial engrandeceu o nome do município. Além do projeto “Papa-Pilhas”, coordenado pelo Prof. Valdemar Fernandes da Cunha.
Continuando o desfile das entidades educacionais, desfilaram os representantes do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) e o Prepara Cursos.
O funcionalismo público municipal, como de praxe, representou as Secretarias Municipais e outras repartições públicas.
O público ficou atento, uma vez que se trata da oportunidade de conhecer um pouco da estrutura oferecida pelo Poder Público Municipal à população no cotidiano.
O entusiasmo foi ainda maior com a passagem da frota de veículos da Prefeitura utilizados para atendimento à população, para deslocamento de servidores, ou para o transporte de cargas.
Quem encantou o publico depois foram os trilheiros (Equipe Rastro na Lama e Bagualama), os carros antigos, os ciclistas (Pedal Reserva) e o Moto Clube Búfalo Branco e para fechar o Desfile Cívico os cavaleiros.
O tempo bom, a organização, grande público prestigiando, o número expressivo de grupos participantes e temas importantes como saúde, educação, meio ambiente e paz no mundo somaram para que o Desfile Cívico de Reserva fosse considerado pelos presentes um grande sucesso.
Assim, o desfile cívico da Independência em Reserva se construiu mostrando a essência dos reservenses natos e de coração com suas tradições e manifestações populares, formando o retrato do nosso povo e da nossa gente sob olhares distintos de quem ensina e estuda, um país que anseia por um futuro promissor, um futuro que seja de respeito, igualdade e crescimento.
Veja a galeria de fotos do evento:
Belo desfile, os participantes estão de parabéns, escolas, entidades, todos que se fizeram presentes. O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia a dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política. Que seja respeitado por todos.