Sanepar forma Multiplicadores em Saneamento em Tibagi

622 0

A Sanepar realizou na ultima semana em Tibagi, a primeira formação de Multiplicadores em Saneamento. O curso, feito em parceria com a Prefeitura de Tibagi, foi direcionado a agentes comunitários de Saúde, agentes de Endemias, professores e coordenadores da rede municipal de Ensino.

O evento tratou sobre as Políticas Nacionais de Saneamento e de Recursos Hídricos, o Programa Se Ligue na Rede, os Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário em Tibagi e as principais ferramentas para Educação Ambiental.

De acordo com a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, a formação de Multiplicadores em Saneamento faz parte de um conjunto de iniciativas que estão sendo adotadas pelo município, com apoio da Sanepar, para combater ligações irregulares de esgoto e com isso evitar a poluição do meio ambiente e transtornos à comunidade. Após a primeira capacitação, os multiplicadores interessados passarão para uma próxima etapa de formação, que vai prepará-los para desenvolverem as vistorias técnicas nas ligações de esgoto dos imóveis.

Esta parceria entre a Sanepar e o Município teve início em função do mau cheiro observado em alguns pontos da cidade, especialmente no centro e no bairro Santa Paula. Após uma verificação pelas equipes da Sanepar, foi constatado que o problema tem origem no lançamento irregular de esgoto nas galerias de águas pluviais, o que é proibido. “Por isso firmamos parceria com o Município de Tibagi, com o objetivo de orientar a população sobre a importância da interligação correta dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário, o que envolve capacitações, vistorias técnicas, curso para a formação de encanadores, abordagens domiciliares e atividades de educação ambiental”, detalha Crislaine. As atividades serão desenvolvidas continuamente nos próximos meses.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *