Cinco dicas para pequenas e médias empresas utilizarem o WhatsApp Business

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O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, e nos pequenos negócios não poderia ser diferente. Segundo a pesquisa Transformação Digital nas MPE, realizada pelo Sebrae em 2018, 72% das micro e pequenas empresas se comunicam com os clientes pelo WhatsApp. O aplicativo é usado para: disponibilizar informações relacionadas a produtos e serviços (59%), atendimento online (59%), vendas (43%) e cadastrar clientes (26%). 

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo voltada para negócios. O software gratuito foi criado para apoiar donos de micro e pequenas empresas em diferentes tarefas no dia a dia. A versão comercial possui funcionalidades extras, como perfil empresarial, com informações úteis para os clientes, como e-mail e endereço; ferramentas de mensagens que permitem o envio de respostas rápidas e saudações; estatísticas para analisar métricas, como o número de mensagens lidas. 

Antes de fazer uso da ferramenta como canal de relacionamento, o consultor do Sebrae/PR Lucas Ferreira orienta que as pequenas empresas avaliem a disponibilidade que possuem para responder e interagir com os clientes de maneira ágil. “Quando uma empresa disponibiliza um e-mail como canal de relacionamento, o cliente tem a expectativa de que seja respondido em até três dias, por exemplo. Já um chat online demanda resposta imediata. Por isso, a empresa precisa analisar a capacidade que tem para dar a atenção necessária que cada canal exige”, explica. 

O Sebrae reuniu algumas dicas para empreendedores interessados em utilizar a versão de negócios do WhatsApp. Confira:

Use também o WhatsApp Web 

Além de poder levar o aplicativo para qualquer lugar no seu smartphone, você também pode acessar no notebook ou computador, por meio do recurso WhatsApp Web. Ainda existe a possibilidade de cadastrar o número do seu telefone fixo: basta esperar um minuto durante a instalação para a opção de validação do número com uma ligação telefônica aparecer. 

Utilize respostas automáticas e etiquetas 

A possibilidade de enviar respostas automáticas para o cliente no primeiro contato ou quando estiver fora do horário de atendimento – e até criar respostas rápidas digitando apenas uma letra ou caractere – é uma ótima forma de manter um bom relacionamento com os clientes.

As etiquetas permitem também organização dos processos internos do negócio, por exemplo, pedidos pendentes, pedidos enviados, pós-vendas, dentre outros. 

Você pode criar catálogos 

Com a versão para negócios do WhatsApp é possível criar ainda um catálogo de produtos ou serviços e compartilhar com seus contatos ou deixar ofertas disponíveis no perfil. O empresário poderá inserir imagens, descrever seus produtos e/ou serviços, informar preços, inserir um link de compra ou qualquer outra informação que julgar importante. Mas esteja atento à qualidade das imagens/filmagens, tipos de produtos catalogados e, até mesmo, com a foto do perfil da empresa. A apresentação conta muito na escolha entre uma empresa ou outra.  

Respeite e preserve o cliente 

Quando tiver acesso ao número de telefone do cliente, pergunte se ele gostaria de receber informações sobre sua empresa, produtos e/ou serviços. Utilize listas de transmissão ao invés da criação de grupos, isso preserva o número de celular do seu cliente. 

Cuidado com o “spam”

 Faça relacionamento com o cliente e ofereça conteúdo relevante para que ele lembre da sua empresa. Contudo, forçar a venda empurrando produtos pode fazê-lo “denunciar” o seu negócio – o que pode gerar o bloqueio ou banimento do perfil do negócio no WhatsApp Business.

Fonte – Sebrae-PR

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