Equipe da saúde de Reserva realiza atendimento de emergência em recém nascido

1707 3

Durante a manhã de hoje (12/02), a equipe formada pelo médico Dr. Lendel, Enfermeiro Reinaldo e o Motorista Marsal, utilizando a ambulância UTI Neo Natal, realizaram a transferência de uma criança em MEG (Mal Estado Geral), para o Hospital do Rocio, no município de Campo Largo.

Segundo o Dr. Lendel, havia terminado plantão das 19h as 07h da manhã, e no intervalo em que ele foi até sua residencia e voltaria para o atendimento, recebeu uma ligação do enfermeiro Jonathan, que naquele momento estava de plantão, avisando que sairia uma viagem de um recém nascido que havia broncoaspirado mecônio (Material fecal de cor esverdeada bastante escura, produzida pelo feto e normalmente é expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento. Às vezes, o mecônio é expelido antes do parto, colorindo o líquido amniótico que normalmente é de cor clara. Esse fenômeno é anormal e pode indicar sofrimento fetal), e que havia sido reunida a equipe composta pelo enfermeiro Reinaldo, motorista Marçal e o próprio Dr. Lendel.

A equipe se deslocou até o Hospital Menino Jesus, onde o caso foi passado pela Dra. Keila, pediatra da unidade, que relatou o fato de o recém nascido, havia nascido bem, porém foi aspirado bastante mecônio de suas vias aéreas e depois de algum tempo ele começou a apresentar dificuldade respiratória associada a baixa saturação de oxigênio.

Após receber o paciente, o mesmo foi colocado na incubadora que consegue fixar o recém nascido e o deixar em temperatura adequada para o transporte.

O enfermeiro Reinaldo colocou o paciente com seu relato na central de leitos onde esse acabou sendo aceito pelo Hospital do Rocio em Campo Largo, e a equipe, por volta das 8:30 hs, se deslocou então para Campo Largo na UTI Móvel, sempre monitorando o paciente.

Vale ressaltar o belíssimo trabalho do motorista encarregado do deslocamento até Campo Largo, sempre de forma rápida e em segurança pra preservar a vida do paciente, enquanto o enfermeiro Reinaldo e Dr. Lendel realizavam todos os procedimentos para que o paciente ficasse estável durante todo o trajeto.

Felizmente o deslocamento ocorreu sem grandes intercorrências e o paciente chegou em excelentes condições pra internação e evolução pela equipe de pediatria do Hospital do Rocio.

A equipe, altamente qualificada e já acostumada nesses procedimentos, alguns dos quais são extremamente complicados e outros q o paciente segue estável durante todo o caminho, mostrou estar toda bem preparada, passando por todos sem exceção e os equipamentos que a equipe tem a seu dispor muito tem ajudado a preservar a vida dos pacientes que são transportados, alguns casos pacientes entubados, outros em utilização de bomba de infusão de medicações.

Felizmente, foi possível realizar o trabalho da melhor forma possível, apesar de em algumas oportunidades existirem os contratempos. e ressalvas, conforme comentário do Dr. Lendel, a equipe tem procurado sempre se superar e melhorando cada vez mais nos procedimentos.

O paciente ficou internado no Hospital do Rocio mas apresentando agora uma melhora em seu estado clinico.

Mesmo após todos esses procedimentos, retornando a Reserva, ao chegar ao PAM, havia um caso suspeito de infarto agudo do miocárdio que estava aguardando exames pra confirmar o problema, deixando a equipe na expectativa da realização de mais uma viagem, mas os exames deram bons resultados e afastaram o diagnóstico do paciente que segue em evolução no pronto atendimento.

Para o Secretário Cláudio, tudo isso vem mostrar o preparo da equipe de saúde do município de Reserva e ações como essa, é que fazem com que em 2019 o município tenha alcançado o menor índice de mortalidade infantil da história do município, ficando em 5,35/1000 nascidos vivos.

Existem 3 comentários

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *