Como saber se você está filiado a algum partido político

1266 0

Estar filiado é uma das condições para poder ser candidato como se exige a nossa Legislação. Mas como saber se sou filiado a um partido?

O eleitor que nunca se filiou a um partido político, mas tem duvidas se alguém o filiou sem o seu consentimento, pode obter esta informação de duas formas.

Uma é comparecer presencialmente no cartório eleitoral que estiver inscrito, no TRE do seu estado ou no próprio TSE.

A outra forma de consultar se existe alguma filiação partidária em seu nome é pela internet, no site do TSE.

– Acessar o FiliaWeb no site do TSE
– Inserir o Numero do Titulo de Eleitor no campo “Inscrição”
– Clicar em “Gerar Certidão”

Se o eleitor estiver filiado aparecerá a mensagem certificando que tal eleitor está regularmente filiado. Além disso, aparecerá o nome do partido, a data de filiação e o município pelo qual foi feita a filiação.

Caso o eleitor não tenha nenhuma filiação em seu nome, será mostrado uma mensagem confirmando que o eleitor não está filiado a partido politico.

O eleitor também poderá confirmar se o mesmo está filiado, consultando a relação oficial dos partidos politicos no site do TSE. Para encontrar seu nome é preciso selecionar o partido, o estado e depois clicar em “baixar lista”. A lista ficará gravada em seu dispositivo (computador ou smartphone), e depois é necessário abrir o arquivo (PDF) e procurar seu nome na lista.

Se o eleitor tiver solicitado a filiação ao partido e seu nome não estiver na lista oficial dos filiados, ele deve requerer ao Juiz Eleitoral da zona em que estiver inscrito uma intimação para solicitar ao partido que efetue a filiação.

Já se o seu nome aparecer e você não tiver interesse em fazer parte, basta requerer a desfiliação partidária, é necessário entregar uma comunicação por escrito ao diretório municipal do partido e ao Juiz Eleitoral da zona em que o eleitor estiver inscrito.

Segundo o Artigo 21 da Lei 9.096/95, após 2 (dois) dias da entrega do comunicado o vinculo com o partido deve ser encerrado.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *