Dia Nacional de Combate a Violência, ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

175 0

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. A frase ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

IMPORTANTE
1. Fique atento aos ambientes onde a criança frequenta.
Escola, casa de amigos e parentes, até mesmo em casa mas com pessoas que parecem ser de confiança. Ou ainda crianças e adolescentes expostos à televisão e sites da internet inapropriados sem supervisão de adulto! Em todos estes lugares a criança e o adolescente podem estar vulneráveis à abuso sexual!
2. Fique atento ao comportamento da criança e do adolescente!
A criança que passa por abuso sexual pode apresentar comportamentos agressivos, autoflagelação e quietude! Pais e professores devem ficar atentos também aos tipos de brincadeiras e desenhos, pois muitas vezes crianças pequenas expõe o que estão passando através deles!
3. Ao suspeitar e investigar não revele à criança ou ao adolescente sua desconfiança! Apenas converse mais para que sintam-se seguros em expor a situação.
4. Após o abuso sexual é comum que crianças interpretem o fato como uma brincadeira prazerosa. E neste momento não é a hora de dizer ao contrário, para não gerar mais traumas na criança! Apenas oriente os cuidados que ela deve ter com seu corpo e partes íntimas!
Se observar essas questões práticas, evitaremos que muitos abusos ocorram ou se repitam!

Fique atento!
Denuncie
Disque 100
Ou ligue para o conselho tutelar
A denúncia é anônima e toda suspeita deve ser notificada!

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *