Escola de Teologia da Dioceses de Ponta Grossa abre nova turma

317 0

Pessoas que realmente professam a fé, amam a sua Igreja e buscam cada dia mais se aprofundar no conhecimento da doutrina cristã podem se inscrever até o próximo dia 4 na Escola de Teologia para Leigos Mãe da Divina Graça, que pertence à Diocese de Ponta Grossa. As inscrições são feitas pelo WhatsApp (42) 9 99064453, das 9 às 10h30, e, das 13h30 às 17 horas, ou, na secretaria da Paróquia Sant’Ana/Catedral, das 8h30 às 11h30, e, das 13h30 às 18 horas. O investimento é de R$ 20 para a inscrição e R$ 60 a mensalidade. As aulas começam dia 2.

Dividido em 16 módulos, o curso de Teologia oferecerá os primeiros quatro módulos deste ano no formato online, por intermédio da plataforma Google Meet. Quem se inscrever até o dia 4 participará do primeiro módulo. Após esta data, as inscrições serão válidas para a segunda parte do conteúdo. A cada mês, é um modulo diferente. O ideal é fazer todos os módulos, que seguem uma sequência. Mas, é possível fazer módulos avulsos, O curso de Teologia é aberto todos os públicos, leigos católicos e irmãos de outras religiões.

 “O segundo semestre esperamos que seja mais favorável às aulas presenciais. Tudo vai depender da situação da pandemia”, comenta a secretária da Escola, Joanise Consuelo Rodrigues, lembrando que as aulas são às terças e quintas-feiras, das 19h30 até as 21 horas. Na secretaria desde 2015, ela conta que mais de 600 pessoas passaram pelo curso só de lá para cá. São dois anos de curso, oito módulos em cada ano. A Escola de Teologia Mãe da Divina Graça funciona há 27 anos.

 O coordenador da Escola, padre Antônio Ivan de Campos, destaca que o curso de Teologia se destina aos leigos que se dedicam no trabalho paroquial, nos movimentos e pastorais, “para que todos tenham a oportunidade de conhecer a fundo a doutrina da Igreja, os motivos de sua fé. É um enriquecimento para a pessoa, para que sua vida seja fundamentada no Catecismo da Igreja Católica, para que possa se aprofundar nos temas deste Catecismo”, explica. Padre Ivan cita que a Escola de Teologia foi instituída no tempo do bispado de dom Murilo Krüger.

 “Não corremos atrás de fábulas, como diz a Segunda Carta de São Pedro. E hoje nós temos muito esse perigo. A disseminação enganosa; as pessoas que não conhecem profundamente a sua fé e dizem tantas coisas que não são verdade ou é incorreto. As pessoas que são convidadas e realmente perseveram, na Escola, recebem uma base para começar a pensar teologicamente. A Teologia não se faz na sala de estudo ou dentro da igreja, no templo, se faz no dia a dia. A escola te dá as ferramentas para fazer Teologia”.

 Segundo padre Ivan, é preciso pensar a vida do ponto de vista de Deus. “Pensar os valores de sua família dentro dos valores da Igreja, repensar o trabalho, a nossa vida pública, a nossa vida política, a nossa vida comercial, sempre do ponto de vista de Deus: o que Deus pensou nesse setor da minha vida?  Isso é fazer Teologia. Nós oferecemos em dois anos ferramentas para que as pessoas desenvolvam bem a Teologia, se aprofundem, conheçam”, acrescenta, citando que os assessores estão preparados para falar a todos os públicos, “dos mais simples, quanto a estudo, aos mais preparados. Todos aproveitam e com boa margem de contentamento”, garante.

Fonte - Diocese de Ponta Grossa

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *