A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeita e vereador de Reserva foi realizada pela Justiça Eleitoral nesta quinta-feira, dia 12, finalizando e coroando os serviços eleitorais do pleito de 06 de outubro, realizado no município, consagrando a escolha dos novos dirigentes, do Executivo e do Legislativo, com a entrega aos eleitos da certificação de que foram escolhidos. Os eleitos serão empossados em 1º de janeiro de 2025 e terão o mandato até 2028.
A diplomação marcou um momento importante do processo eleitoral, conforme previsto pela Resolução nº 23.677, de 2021, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato oficializa os eleitos, garantindo que todos os diplomados tiveram seus registros de candidatura aprovados e estão aptos a assumir os mandatos para os quais foram eleitos.
A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Reserva e foi presidida pela Dra. Luíza Hey Toscano de Oliveira – juíza e presidente da Junta Eleitoral de Reserva. A diplomação oficializa os resultados das urnas, sendo a condição formal para que os eleitos tomem posse no dia 1º de janeiro de 2025.
Em Reserva, dos eleitores aptos a votar e que compareceram às urnas, 60,94% escolheram Lucas Machado (Podemos) para comandar o Executivo Municipal, conquistando a reeleição. A chapa dele tem como vice Ana Maria Pachalki (PSD).
Além do Prefeito e Vice-Prefeita, foram diplomados também os 11 vereadores que ocuparão a Câmara Municipal de Reserva.
Veja os vereadores eleitos em Reserva:
- Fio do Rio Novo (MDB) – 719 votos
- Valdinei Souza (Podemos) 718 votos
- Carlos Jjg (PP) – 694 votos
- Fabiano Pillati (União) – 589 votos
- Bruno Lemes (Podemos) – 571 votos
- Fernando Hornung (União) – 563 votos
- Eleandro (PL) – 393 votos
- Adriano Chaminézinho (Podemos) 389 votos
- Zé Roberto (Podemos) 382 votos
- Simas (PSD) – 323 votos
- Jovana Enfermeira (PSDB) – 312 votos
A oportunidade contou com a presença, além da Dra. Luíza Hey Toscano de Oliveira – juíza e presidente da Junta Eleitoral de Reserva, do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o Promotor do Ministério Público Eleitoral, Renato Sampaio Cavalheiro, além de outras autoridades.
A juíza Dra. Luíza Hey Toscano de Oliveira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, o Promotor do Ministério Público Eleitoral, Renato Sampaio Cavalheiro, ocuparam a tribuna para pronunciamento, parabenizando os candidatos e desejando sucesso a todos, além de agradecerem pelo transcorrer tranquilo do pleito, que agora com o evento dá por encerrado o processo eleitoral de 2024, destacando o compromisso com a democracia e o respeito à vontade popular.
Um outro ponto alto da solenidade foi quando o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson realizou a entrega dos certificados as pessoas com deficiência, que atuaram como mesários no pleito de 2024.
Ao final, também foi realizada a entrega do diploma aos suplentes de vereador.
Veja imagens da solenidade: