Encenações da Paixão de Cristo mobilizam fiéis e comunidades na Diocese de Ponta Grossa

261 0

Durante a Semana Santa, paróquias da Diocese de Ponta Grossa promovem encenações da Paixão de Cristo que unem fé, arte e solidariedade. De Irati a Ponta Grossa, comunidades se organizam para reviver um dos momentos mais marcantes da tradição cristã, envolvendo dezenas de voluntários e atraindo grande público.

Mais do que apresentações teatrais, as encenações representam uma experiência espiritual profunda. Semanas antes da Sexta-Feira Santa, fiéis se dedicam a ensaios, montagem de cenários, produção de figurinos e preparação de cada detalhe, em um trabalho coletivo que tem como objetivo evangelizar e tocar o coração dos participantes.

Na Capela Imaculado Coração de Maria, localizada no Jardim Paraíso, em Ponta Grossa, a tradição já ultrapassa duas décadas. Cerca de 55 pessoas participam diretamente da encenação, que costuma reunir aproximadamente 200 espectadores. Coordenada por Lorena Virgílio, Nickele Faria, Cristina Faria e Lívia Maria Virgílio Ferreira, a iniciativa envolve membros de diversas pastorais e movimentos da comunidade.

A emoção é um dos elementos centrais da apresentação. “Todo ano uma emoção toma conta de nossos corações, tanto em poder contar para a comunidade como tudo aconteceu, Jesus morrer para nos salvar”, relata Lorena, que acompanha o projeto há 15 anos. Ao longo do tempo, jovens que participaram das primeiras encenações seguem colaborando, mantendo viva a tradição.

Além da vivência religiosa, a ação também tem caráter solidário. Os alimentos arrecadados durante a apresentação são destinados à pastoral social, que atende cerca de 25 famílias.

Em Irati, a encenação da Paixão de Cristo também é tradição consolidada há 25 anos. Iniciada na Capela São Francisco de Assis, com apoio dos freis capuchinhos, a atividade segue mobilizando jovens e membros da comunidade, que ensaiam desde fevereiro para a apresentação.

Já em Ponta Grossa, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Núcleo Rio Verde, recebe novamente o espetáculo do Grupo Passio Christi. A encenação será realizada na Sexta-Feira Santa, às 20h, em formato de teatro a céu aberto, com mais de 60 participantes e estrutura que inclui telões e cenas interativas.

Outra grande apresentação ocorre na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, também em Ponta Grossa. Com cerca de 120 pessoas envolvidas, o evento tem expectativa de público entre três e quatro mil pessoas. A encenação acontece às 19h30 e contará com ampla estrutura de palco, som e até participação da Cavalaria da Polícia Militar. A comunidade é convidada a contribuir com a doação de alimentos, que serão destinados à montagem de cestas básicas pelos vicentinos.

Em Reserva, a encenação será realizada no Estádio Municipal Hilário Hornung às 19 horas, e a seguir terá a procissão com o senhor morto até a igreja matriz (levar velas).

Em todas essas iniciativas, a encenação da Paixão de Cristo vai além do espetáculo. Trata-se de um momento de anúncio, memória e testemunho de fé, que convida os fiéis a refletirem sobre o significado da cruz e a renovarem sua espiritualidade.

A Diocese de Ponta Grossa reforça o convite para que a população participe das celebrações em suas comunidades, vivenciando a Semana Santa como um tempo de fé, reflexão e solidariedade.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *