ADETUR reúne gestores de turismo dos Campos Gerais para fortalecer ações regionais em Palmeira

21 0

A Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (ADETUR Campos Gerais) realizou, nesta quinta-feira (25), a reunião mensal de gestores municipais de turismo na Colônia Witmarsum, em Palmeira. O encontro reuniu representantes de 11 municípios e instituições parceiras para alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento do turismo regional.

Participaram da reunião representantes de Arapoti, Carambeí, Castro, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Telêmaco Borba e Tibagi, além de integrantes do Sebrae, Sesc Senac, Abrasel e da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná.

A pauta do encontro contou com debates sobre iniciativas como o Programa Turismo na Escola, atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, Programa Turismo em Foco, ações voltadas ao turismo rural, apresentação da proposta da Rota do Leite e acompanhamento dos projetos desenvolvidos pela ADETUR Campos Gerais.

Um dos destaques da reunião foi o Programa Campos Gerais Turismo Mais Seguro, iniciativa coordenada pela ADETUR em parceria com o Sebrae, que busca fortalecer a região como referência em segurança no turismo de natureza e aventura, por meio da capacitação de gestores e empreendedores, implantação de protocolos de segurança e incentivo às normas técnicas nos empreendimentos turísticos.

A gerente executiva da ADETUR Campos Gerais, Karen Kobilarz, destacou que a união entre os municípios é fundamental para o desenvolvimento do setor.

“Cada reunião representa uma oportunidade de transformar desafios em ações concretas, fortalecendo nossos destinos e preparando a região para crescer de forma organizada, segura e sustentável”, afirmou.

Durante o encontro, realizado no Restaurante e Choperia BierWit, os gestores também tiveram contato com um dos símbolos da gastronomia local: o tradicional Pão no Bafo, prato típico de Palmeira que recebeu recentemente o registro de Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

No período da tarde, a programação contou com visitas técnicas aos atrativos da Colônia Witmarsum, incluindo o Lavandário Vale dos Sonhos, KakaoWit, Heimat Museu, Ponto de Informações Turísticas e Kliewer Café. A atividade teve como objetivo promover a troca de experiências e apresentar boas práticas relacionadas à gestão, hospitalidade e valorização da identidade turística local.

Segundo a ADETUR, as visitas técnicas contribuem para ampliar a visão dos gestores sobre as potencialidades dos municípios e incentivar novas iniciativas para qualificar a oferta turística dos Campos Gerais.

Fonte – Com informações da ADETUR Campos Gerais.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *