Em celebração presidida pelo bispo Dom Sergio, foram crismadas 216 pessoas em Reserva

736 0

A Paróquia Menino Jesus, em Reserva, realizou, no último domingo (14), a crisma de 216 jovens da cidade e 64 comunidades da área rural. A celebração foi presidida pelo bispo Dom Sergio Arthur Braschi. Os crismandos foram divididos em três horários:10, 15h30 e 19 horas e, por conta da Covid-19 e as recomendações sanitárias, apenas pais e padrinhos estiveram presencialmente.     A Pastoral da Comunicação transmitiu no Youtube, Facebook e a rádio comunitária, à noite, as missas para os outros familiares e amigos. Padre Wagner Oliveira concelebrou de manhã; à tarde, foi padre Fábio Sejanoski e, à noite, padre Rafael Moreira. O salão paroquial foi enfeitado. Ao lado do altar foram colocadas placas de pano escritos os sete dons do Espírito Santo, conteúdo ensinado com frequência na Catequese: conselho, entendimento fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus (no contexto de respeito).

Cobriram a parede do fundo com tecido vermelho em alusão ao fogo do Espírito Santo. A matriz está na fase final de reforma.     Após a leitura do Evangelho de Marcos 13, 24-32, cada sacerdote listava em números os membros das comunidades participantes daquele horário, pedindo para ficarem em pé.‘’Agora, de modo oficial e solene, eu acolho vocês que estão de pé, pedindo a confirmação, o desejo de ficar firmes na fé católica através do sacramento da Crisma, da unção e eu declaro que através desse sacramento vocês [crismandos]estão prontos para a vida adulta na fé’’, disse Dom Sergio Arthur Braschi.     

Em seguida, com seu jeito carismático, Dom Sergio pediu para os padrinhos ficarem em pé e aconselhou. “Estão felizes com seus afilhados, sim ou não? Deve ter um sorriso atrás dessa mascara, né? Vocês foram escolhidos por Deus e desde o início da Igreja temos esse costume de confiar o cristão mais novo com alguém mais experiente, alguém que já tem um testemunho a dar de fé e mais do que isso foram escolhidos pelos seus afilhados. Por qual motivo? Com tanta gente nesse mundo. Sete bilhões de pessoas no mundo e você foi a escolhida. Certamente te quer bem, confia, acha que você dá bom exemplo, oferece um ombro amigo, uma pessoa disposta e acolhedora.  Hoje em dia é fácil com celular, partilhando a vida do afilhado e vice-versa. Esta responsabilidade é muito bonita’’, disse o bispo, em seguida abençoando-os.     

Na celebração noturna, sendo a última das três e para homenagear os 216 catequizados que receberam sacramento, 21 a mais que o ano passado, o bispo ainda cantou um trecho em italiano da canção Fratello Sole Sorella Luna, de Claudio Baglioni. A música estava sendo cantada em português pouco antes.

Diferentemente de outros anos, em que uma fila no corredor central era formada na hora da confirmação, o bispo foi de banco em banco, semelhante ao que acontece na hora da Eucaristia em tempos de pandemia. A comunhão é levada sem a pessoa sair do seu lugar.     “Agora, com a fé amadurecida ao receber os dons do Espírito Santo, são acolhidos na comunidade paroquial para viverem completamente e com plenitude a sua fé.  Terem recebido o Batismo e, agora, a Confirmação,alimentados na mesa da Eucaristia. De modo que as celebrações foram especiais e marcantes; percebia-se a emoção de Dom Sergio, na alegria de participar aqui na paróquia’’, exemplificou o vigário paroquial, padre Wagner Oliveira.       

Antes de Reserva, o bispo diocesano esteve nas paróquias Santa Teresinha em Ponta Grossa e São Sebastião, em Ortigueira. A próxima celebração da Crisma será também em Ponta Grossa, no dia 20, na Imaculada Conceição.

Fonte – Diocese de Ponta Grossa

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *