Prudentópolis tem alvo de operação contra desvios de recursos públicos e sonegação fiscal na saúde

668 0

A Receita Federal e Polícia Federal (PF) cumpriram, nesta quinta-feira (17), quatro mandados de busca e apreensão em uma operação contra desvios de recursos públicos e sonegação fiscal na área da saúde. O prejuízo aos cofres públicos ultrapassa os R$ 250 milhões, segundo a Receita Federal e PF.

A operação cumpriu mandados em Curitiba, Prudentópolis, nos Campos Gerais do Paraná, e em Biguaçu (SC). Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Conforme a Receita Federal, os investigados atuavam em entidades de assistência social sem fins lucrativos e fechavam parcerias para gestão de saúde em municípios do Paraná e Santa Catarina.

O auditor-fiscal da Receita Federal, Ivens Ribeiro, explicou como funcionavam os desvios.

“Essa organização criminosa criou uma rede de empresas de fachada, que eram contratadas pela entidade de assistência social e recebiam recursos, mas não prestavam os serviços”, afirmou o auditor.

Além dos mandados, o judiciário também decretou o sequestro de bens e bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos e das empresas participantes do esquema de fraudes investigado.

Os investigados devem responder por sonegação fiscal, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Investigação

Conforme a Receita Federal, as investigações tiveram início quando auditores fiscais detectaram, durante auditoria, indícios de sonegação praticado por pessoas ligadas a associações sem fins lucrativos encarregadas da administração de unidades de saúde no Paraná e em Santa Catarina.

Além da sonegação, também foi contatada a prática de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Segundo a investigação, fazendo o uso de contratos simulados, os suspeitos realizaram transações milionárias de recursos públicos para empresas de fachada registradas em nome de laranjas, mas controladas pelos investigados.

Os valores desviados, segundo a Receita Federal, eram convertidos em bens e também por meio de procedimentos para lavagem de dinheiro.

Fonte – Portal G1

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *