TRE-PR inicia nesta segunda-feira treinamento de mesários para as Eleições 2026

47 0

A Justiça Eleitoral do Paraná inicia nesta segunda-feira (17) o treinamento dos cerca de 110 mil mesários e 38 mil colaboradores que atuarão nas Eleições Gerais de 2026 em todo o estado.

No Paraná, serão mais de 4,8 mil locais de votação e 27,3 mil seções eleitorais preparados para o pleito. Todos os mesários e colaboradores deverão participar da capacitação on-line, enquanto aqueles que exercerão as funções de presidente de mesa, primeiro mesário, administrador de prédio e auxiliar de justificativa também deverão realizar treinamento presencial.

Treinamento on-line

A capacitação on-line já está disponível a partir desta segunda-feira (17) por meio do aplicativo Mesário, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O treinamento deverá ser concluído até 2 de outubro.

Durante a capacitação, os participantes receberão orientações sobre suas respectivas funções e os procedimentos que deverão ser realizados antes, durante e após a votação.

Materiais de apoio

Além do treinamento, os mesários e colaboradores podem consultar materiais preparados pela Justiça Eleitoral para auxiliar na preparação para o dia da eleição.

Entre os conteúdos disponíveis está o Manual do Mesário, produzido pelo TSE, com informações detalhadas sobre as atividades que serão desempenhadas durante a votação. O Portal dos Mesários e Colaboradores do TRE-PR também reúne materiais de apoio, incluindo vídeos e cartilhas de treinamento.

A capacitação busca preparar os colaboradores para o trabalho nas eleições e garantir que os procedimentos eleitorais sejam realizados de forma organizada e segura em todo o Paraná.

Fonte – Com informações do TRE-PR.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *