Reserva tem formação de novos integrantes da Defesa Civil

669 0

Foi realizado no ultimo dia 06/09 a Formatura dos Agentes da Defesa Civil. O curso teve a carga horária de 280 horas e foi realizado em Ponta Grossa.No total foram 13 bombeiros comunitários(Agentes de Defesa Civil) de alguns municipios da região, e os novos agentes do muncipio de Reserva, são:
– Nilson Fontana
– Anderson Zancanaro
– Adjalma
– Bruno Dalavia
– Daniel Feliz
– Edimar Compôs

As principais matérias ministradas no curso foram:
– Combate a Incêndio
– Primeiros Socorros
– Salvamento
– Como funciona a Defesa Civil

O Programa Bombeiro Comunitário foi criado pelo Decreto nº6.072 de 31/01/2006 e alterado pelo Decreto nº 5.696, de 10/11/2009, resultando numa parceria entre o Governo do Estado e Municípios. A coordenação geral de implantação do Programa é de competência da Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, cabendo ainda ao Estado disponibilizar para os Municípios interessados uma viatura para uma primeira resposta de combate a incêndios e ações de defesa civil, equipada com materiais básicos de combate a incêndio e radiocomunicação. De parte do Estado, há ainda o treinamento inicial e qualificação periódica dos Agentes de Defesa Civil, assim como o acompanhamento e supervisão permanente das atividades desenvolvidas pelas equipes desses Agentes. Por fim, cabe ao Estado disponibilizar o financiamento para construção do Posto de Bombeiro Comunitário (PBC).
Compete ao Município interessado disponibilizar uma área centralizada para a construção do PBC, que passa por vistoria e autorização do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. O Município deve, ainda, disponibilizar ao Corpo de Bombeiros Militar um mínimo de 10 (dez) funcionários que, após selecionados, treinados e qualificados, serão declarados Agentes de Defesa Civil (ADC), os quais comporão a equipe de emergência da cidade. Compete ao Município, por fim, arcar com as despesas trabalhistas dos funcionários, água, luz, telefone, mobiliário, manutenção do posto, da viatura e custeio em geral.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *