Colégio de Reserva desenvolve projeto para estimular a leitura

131 0

Para estimular o hábito da leitura e também os conceitos da cidadania, o Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante inaugurou o projeto “Geloteca na Escola”, que foi lançado oficialmente no ultimo dia 08/11.

O evento contou com a participação de alunos, pais, professores, diretora, pedagogas e agentes educacionais.

 Para incentivar o hábito da leitura através do compartilhamento de livros em um ambiente de livre acesso e abordagem colaborativa, o projeto “Mais Leitura” ampliou-se materializado em uma geladeira estilizada. A proposta é que todos que convivem na escola possam levar para casa algum livro emprestado para ler, se informar, se emocionar, aprender algo novo e também doar livros para que outros possam ter acesso a mais conteúdo interessante e diversificado.

O projeto é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos, pois os aproxima dos livros, despertando neles o interesse pela leitura e pelo conhecimento. E para proporcionar a todos um momento agradável e descontraído, durante o evento de inauguração, foi servido um lanche após algumas apresentações programadas por professores e alunos de cada turma.

Diferente da Biblioteca, onde há uma pessoa responsável pelo cuidado e liberação dos livros, a Geloteca ficará no pátio do colégio e os próprios alunos serão os responsáveis pelo empréstimo e pela devolução. Trata-se de uma geladeira sem uso, que foi adesivada, remodelada e dentro foram colocados os livros de diversos gêneros.

O acesso é livre tanto para pegar, levar e devolver, quanto para ficar com esses livros. Não há regras de devolução, isto é, a pessoa pode ficar com o livro o tempo que desejar e depois passá-lo adiante. O importante é fazer o conhecimento se espalhar. A aposta é na colaboração, na autonomia, na confiança e na interação entre as pessoas.

A Geloteca fica em um “Cantinho da Leitura”, em uma área coberta. Esse espaço recebeu muitas cores, bancos, uma fonte de água ornamentada com pedras, plantas, flores e outros elementos para deixar tudo mais lúdico.

Este projeto certamente vai ajudar os alunos a criarem gosto pela leitura, o que faz muita diferença na vida de um estudante. A leitura amplia nossa visão e ninguém nos tira o conhecimento adquirido. Almeja-se que a comunidade escolar possa utilizar os livros da Geloteca da melhor maneira possível.

“ Os alunos se influenciam pelas nossas atitudes e incentivo. Por isso, desejamos que todos participem e leiam cada vez mais.”

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *