Representantes da Prefeitura de Reserva participam de missão técnica para conhecer ecossistemas de inovação

262 0

Na última segunda-feira (11), representantes da Prefeitura de Reserva, ao lado de delegações dos municípios de Castro e Telêmaco Borba, participaram de uma missão técnica de dois dias promovida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com o objetivo de conhecer os ecossistemas de inovação das cidades de Assaí e Londrina.

”Essa visita reforça nosso compromisso em buscar conhecimento e boas práticas que tragam benefícios reais para a população de Reserva, fortalecendo nossa economia, valorizando nossos talentos e abrindo novos caminhos para o futuro de Reserva”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ediam Carlos Groto. A comitiva contou com também com as presenças da vice-prefeita Ana Maria Pachalki e de Leandra Guimarães, responsável pelas ações de inovação.

A primeira parada foi em Assaí, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), onde os visitantes foram recepcionados pelo prefeito Michel Angelo Bomtempo, o Tuti. Durante a visita, o grupo conheceu os projetos desenvolvidos nas escolas técnicas da cidade, acompanhados pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Lima de Oliveira. Assaí é reconhecida como uma das sete cidades referência em inovação no Paraná e também a nível global.

Entre os destaques apresentados estão os projetos bilíngue do Cmei Pingo de Gente, que insere o inglês na grade curricular desde a primeira infância, e o trilíngue opcional com ensino de japonês. No Colégio Estadual Conselheiro Carrão, o projeto SunRise incentiva alunas a desenvolverem soluções criativas nas áreas de química e física. Entre os trabalhos premiados estão o Bio Óleo [combustível feito com óleo de cozinha usado], uma tinta que gera eletricidade, objetos biodegradáveis produzidos com resíduos orgânicos e um software para monitoramento de nascentes.

Hubs de inovação

No segundo dia, a missão seguiu para Londrina, onde os participantes foram recebidos no Sebrae para uma palestra sobre o ecossistema de inovação local e o projeto Estação 43, que conecta organizações voltadas ao desenvolvimento da inovação e do turismo.

A programação incluiu visitas à Sociedade Rural do Paraná, onde o grupo conheceu o SRP Valley, o parque tecnológico, as aceleradoras de startups Go Agritech e o hub Cocriagro. Também visitaram o Hub de Construção, que reúne o ConstruHub e o Sinduscon, onde foi apresentada a governança ICON, responsável pela aceleração de startups. O último compromisso foi no Senai Hub de Inteligência Artificial, onde foram apresentados projetos e tecnologias emergentes voltadas à indústria.

Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *