Em comemoração aos 80 anos, Sepam realiza encontros de ex-alunos e ex-professores

737 0

Uma manhã diferente no Colégio Sepam, dedicada a relembrar histórias da época da “Academia”. Mais de 50 pessoas, entre ex-alunos e ex-professores que passaram pela instituição entre os anos de 1939 e 1959, participaram do primeiro encontro em comemoração aos 80 anos da instituição, que na época de sua fundação chamava-se “Academia Pontagrossossense de Comércio”.

Fundado em 1939, em um pequeno terreno na esquina das ruas General Carneiro e Tiradentes, o colégio hoje tem mais de dez mil metros quadrados na região central da cidade “Aqui onde estamos era uma cancha, onde jogávamos futebol. Nos fins de semana pulávamos o muro para vir aqui brincar”, lembra Osvaldo Coneglian, que estudou no Sepam em 1952, se referindo ao espaço onde hoje é a entrada do prédio da Educação Infantil. Local onde o bisneto Heitor, de cinco anos, passa todos os dias para ter aulas. “É muito emocionante reviver essa história, eu estudei aqui, minha filha estudou e hoje meu bisneto”, conta seu Oswaldo “Coneli”, como é conhecido, e que no sábado do encontro de turmas, estava completando 81 anos.

Mantendo algumas características originais da fachada do prédio, nestes 80 anos o Colégio passou por muitas ampliações e readequações. A “Academia” ofereceria inicialmente os cursos de “comércio” e “contador”. Depois vieram o secretariado, o educação geral, o ginásio, o supletivo e o curso pré-vestibular. Atualmente o SEPAM oferece educação infantil, ensino fundamental e médio, além do curso SEPAM Vestibulares. Mais de 40 mil alunos já passaram pela instituição desde a fundação até os dias de hoje. Entre eles o engenheiro civil Carlos Luciano Santana Vargas, ex-reitor da Universidade estadual de Ponta Grossa (UEPG). “Somos a 4ª geração aqui. Meu pai se formou técnico em Contabilidade no tempo que era Academia, minha mãe foi aluna do curso de Secretariado assim como minhas duas irmãs. Eu também fui aluno de Contabilidade em 1973, depois meus filhos frequentaram o Sepam e hoje os meus netos estudam aqui. Nossa ligação com a instituição é muito forte”, conta.

Assim como gerações de alunos passaram pelo Sepam, a instituição também tem a tradição familiar em sua gestão. Fundada por Roberto Emilio Mongruel e seu filho, Altair de Oliveira Mongruel – que dá nome à instituição “Sociedade Educacional Professor Altair Mongruel – Sepam” – hoje a quarta geração da Família Mongruel está à frente da direção dos colégios em Ponta Grossa e em Castro, onde iniciaram as atividades em 1993.

“Nunca imaginei que poderia rever essas pessoas, é um momento de muita emoção”, afirma Alexandre Aracema. Dentista, ex-professor universitário e ex-vereador, seu Alexandre, de 104 anos, sempre foi vizinho do Colégio, momento em que conheceu e se tornou amigo do professor Roberto, um dos fundadores do Sepam.  Ele se emociona ao lembrar o que aprendeu: “Nas horas vagas enquanto me preparava para a prova de admissão no ginásio, seu Roberto me ensinou a jogar xadrez. Levei esse ensinamento para minha vida, pois o jogo nos mostra que precisamos pensar nas consequências dos nossos atos antes de agir”.

Durante a manhã de sábado (27), os ex-alunos e ex-professores participaram de um tour pela estrutura do Colégio, passando por um espaço decorado com peças como carteiras, projetores de filmes, mapas antigos, cadernos e materiais escolares da época. O encontro reuniu personalidades de Ponta Grossa que tiveram – e ainda têm – relação com a história do Colégio, como o ex-prefeito de Ponta Grossa, Otto Cunha.

Outros encontros das turmas “mais novas” acontecerão nos próximos meses. “Estamos registrando e revivendo a história ao conversarmos com as pessoas que fizeram parte da nossa instituição”, afirma Osni Mongruel Junior, diretor do Sepam

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *