A votação que vai escolher os novos conselheiros tutelares em Reserva acontece no próximo domingo (06/10), em consonância com todos os municípios do Brasil, que também irão escolher os conselheiros tutelares que vão trabalhar pelos próximos quatro anos em prol dos direitos de crianças e adolescentes.
Em Reserva, serão 11 candidatos disputando 5 vagas, além de 5 conselheiros que ficarão como suplentes. O local designado para votação é unico e será no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizado na Rua Benjamin Constant, 578, próximo à Rodoviária Municipal.
Haverá transporte em todas as localidades rurais, para que todos os cidadãos do município possam exercer seu direito de votar, apesar de o voto ser facultativo. Entretanto, todos aqueles que possuem mais de 16 anos, título de eleitor e estão quites com suas obrigações eleitorais, podem e devem participar.
O objetivo é que toda comunidade participe destas eleições, tendo em vista que, na última eleição realizada em Reserva, houve um número muito baixo de participantes (inferior à 1000 eleitores). “O município de Reserva possui mais de 19 mil eleitores, contudo precisamos do envolvimento e comprometimento da comunidade no dia da eleição” comenta Melina Joslin Marochi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Reserva.
É o CMDCA que organiza as eleições do Conselho Tutelar, embora necessite do apoio da Prefeitura Municipal e suas secretarias durante todo o processo eleitoral.
O trabalho do conselheiro é muito importante porque é ele que vai estar entre a comunidade ouvindo o cidadão que tiver alguma demanda relacionada à violação de direito, por exemplo, na área de educação, saúde ou mesmo situações em que uma criança esteja sofrendo abuso, maus-tratos! Ele trabalha na garantia de direitos! Por isso o candidato a ser escolhido pela comunidade deve, no mínimo, entender da legislação, do ECA, das suas responsabilidades e a importância da sua função.
É ele que fará abordagem em famílias, independentemente de classe, cor ou gênero, quando estiver ocorrendo uma violação.
O Conselho Tutelar não atende só aos pobres.
Por exemplo: em uma localidade de classe média ou alta, se adolescentes estiverem reunidos ingerindo bebida alcoólica e os pais acharem que é normal, mas não é, é uma violação. O conselheiro pode atuar. A família, o Estado e a sociedade têm o dever de proteger essa criança e esse adolescente. Quando um desses entes falha, o conselheiro tutelar vai atuar!
“Diante disso, observe cada um dos candidatos ao pleito e vote no próximo domingo, 06 de outubro! Sua participação é fundamental para o nosso município”, concluiu Melina.
LISTA DE CANDIDATOS AO CONSELHO TUTELAR 2019
André – nº 123
Claudia – nº 133
Clemente – nº 120
Dorca – nº 333
Fernanda – nº 105
Giovana – nº 444
Jucélia – nº111
Solange – nº 278
Tânia – nº 215
Thais – nº 713
Valdirene – nº 113