Grafitar os muros do Colégio Estadual Manoel Antonio Gomes é um sonho antigo de alunos e docente, principalmente na disciplina de Arte, tendo em vista, que há pouco tempo, e o grafite era considerado sinônimo de pichação e não ganhava espaço nas discussões sobre arte, foi durante anos projetado, porém nunca havia saído do papel.
O grafite como arte de rua foi criado na década de 1970, fazia parte do hip-hop, movimento cultural que envolvia música (o rap e o hip-hop) e dança (a street dance), na periferia de Nova York, se espalhou pelo mundo e manteve a característica de expressão de rua dos centros urbanos. A parede como suporte é e foi utilizado pelo homem desde seu surgimento. Notando-se as grandes transformações que o grafite vem passando, onde o mesmo, é considerado atualmente uma obra de arte ao ar livre, trazendo consigo grandes significados, expressos através de uma linguagem verbal e não verbal, que pode representar uma história, um pensamento, uma ideia, uma reflexão, uma forma de protesto feita nos mais variados estilos, não tendo o certo ou errado.
Acreditando que essa linguagem faz parte do cotidiano dos educandos, e também dos conteúdos básicos da disciplina de Arte no 9º ano das séries finais do ensino fundamental e 1ª série do Ensino médio no ano de 2019 foi desenvolvido o Projeto ‘’Grafitando os Muros do CEMAG’’ sobre a coordenação orientação da professora de Arte Danieli Porfirio Parra, com o apoio e autorização do Gestor Ricardo Viana Cruz, os muros do Colégio ganhou um intenso colorido, produzido pelos os estudantes das 1ªséries A,B, C,D e E, com os seguintes objetivos:
Expressar e emitir opiniões, criando um vínculo com a escola onde todos se sintam parte e responsáveis, tornando o espaço escolar um ambiente agradável a todos.
-Desenvolver percepção estética dos estudantes sobre o grafite, seu histórico, artistas e conceitos visuais;
-Possibilitar a partilha de saberes e conhecimentos;
-Compreender a arte como linguagem, expressão de sentimentos e emoção com liberdade criativa;
– Despertar o gosto e o interesse pela escola;
O projeto iniciou com estudos teóricos e práticos dos diferentes períodos da história da arte em que a parede foi usada como suporte passando da Arte Rupestre, as paredes do Egito Antigo, aos murais romanos, chegando então no grafite contemporâneo, tendo como inspiração grande artista do grafite brasileiro Eduardo Cobra. Posteriormente em grupo os alunos criaram seus próprios projetos de grafites em papel kraft, levando em consideração a realidade que os cerca e os conteúdos sistematizados em sala de aula.
Após a avaliação os projetos passaram por uma seleção feita pela professora Danieli e as professoras pedagogas Edinéia, Ruth e Jane. Foi selecionado de um a dois projetos por turma, e em trabalho coletivo com as turmas envolvidas durante cinco meses, no dia 15/10 foi finalizado, conforme imagens.
‘’ O resultado foi magnifico e gratificando, podemos perceber a aprendizagem de forma significativa, não somente pelas turmas que desenvolveram o projeto, mas, também por toda comunidade escolar. Hoje temos um museu ao ar livre, possibilitando a apreciação e fruição da arte ali produzida.’’ comentou a professora Danieli.
A emoção também foi grande por parte dos alunos que participaram, que inclusive disseram “ Professora, nem parece que “foi nós” que fizemos’’, e encantou também alunos de outras turmas que disseram: ‘’Nossa, como nossa escola ficou mais iluminada, linda e colorida”.
Veja um pouco mais dos belos trabalhos realizados:
Parabéns à professora Danieli Porfírio Parra pelo admirável trabalho; e à equipe diretiva do colégio CEMAG pelo apoio que sempre dá às idéia inovadoras.