Foi iniciada na manhã deste sábado, dia 05, a operação para distribuir as urnas eleitorais que serão usadas nas eleições municipais do próximo domingo, dia 06 de outubro, no município de Reserva.
Após passar por todas as fases de segurança, inserção de dados eleitorais, lacração e auditoria, as urnas eletrônicas armazenadas em um local seguro designado pelo TRE-PR começam a ser transportadas para os locais de votação.
O TRE esclareceu que cada urna tem um endereço e só funciona na seção exata para a qual foi preparada, com os nomes dos eleitores que votam na seção e dos candidatos que estão concorrendo.
Antes de serem distribuídas, todas as urnas passam por um processo rigoroso de preparação, que inclui a inserção dos dados dos candidatos, eleitores e a configuração do sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim que chegam aos destinos, as urnas são ligadas para testes iniciais, nos quais se verifica o funcionamento do sistema, como data, hora, número da zona e da seção eleitoral, além da condição da bateria.
Todos os equipamentos (urnas) possuem sistemas que impedem seu uso antes da data e horário programado (08 horas do dia 06 de outubro), garantindo que qualquer tentativa de utilização antecipada seja bloqueada.
Neste domingo, os eleitores de Reserva vão às urnas para escolher o novo prefeito, vice-prefeito(a) e os 11 vereadores que irão compor a Câmara Municipal de Reserva para o próximo mandato. Ao todo, três chapas concorrem ao cargo de prefeito e 98 candidatos disputam as vagas de vereador.
O primeiro número que será digitado na urna eletrônica é o de vereador, com cinco dígitos, sendo os dois primeiros correspondentes ao partido e os três restantes correspondentes à identificação do próprio candidato.
O segundo e último número que será digitado na urna eletrônica é o de prefeito, com apenas dois dígitos.
A previsão da Justiça Eleitoral é que cada pessoa deve levar em média entre 15 e 20 segundos para votar.